Alunos do Oswald de Andrade elaboram vídeos de Stop Motion

Técnica de animação motiva trabalho artístico colaborativo e remete às origens do cinema, reunindo sequências de fotografias em criações que podem animar personagens ou ressignificar objetos

Os alunos entram em contato com diversas linguagens ao longo de sua escolaridade no colégio Oswald de Andrade, a fim de impulsionar diferentes possibilidades de criação artística.

No Ensino Médio, os alunos podem optar por cursar Artes Visuais com ênfase em Audiovisual. No 1º ano, as turmas trabalham com a técnica de Stop Motion, logo nos primeiros momentos do curso.

O Stop Motion, como linguagem e técnica, remete às origens do cinema, reunindo sequências de fotografias em criações que podem animar personagens ou ressignificar objetos.

Segundo o professor de Audiovisual, Marcel Hamed, as atividades com essa linguagem garantem uma transição entre a frente de Artes Plásticas, oferecida no Ensino Fundamental II, e o Audiovisual, cursada no Ensino Médio.

“O Stop Motion permite que os alunos misturem técnicas que já conhecem, como pintura, escultura, colagem e montagem, além de ser uma boa introdução aos projetos com vídeos, que incluem a elaboração de roteiro, trabalho em grupo e o uso de suportes digitais”, destaca Hamed.

Na elaboração de vídeos de Stop Motion, os estudantes podem ampliar seus repertórios e se aprofundar em animação, que, erroneamente, ainda é considerada uma linguagem infantil. A criação de um vídeo de Stop Motion também possibilita uma grande personificação e exercita o poder de concentração, exigindo foco e paciência durante o processo.

Outro espaço no Oswald de Andrade que alunos entram em contato com o Audiovisual é no curso de Oficinas, que oferece as frentes de Documentário e Produção Audiovisual para Web. Nesta segunda oficina, que visa trabalhar os tipos de vídeos que circulam pela internet e as possibilidades de criação veiculadas em ambientes digitais, os alunos de 7º, 8º e 9º ano também se aventuram pelo gênero de Stop Motion.

Nos encontros, os alunos puderam investigar produções de diferentes tipos, descobrir novas plataformas – como o Vimeo – e explorar linguagens interessantes para esses ambientes. Neste primeiro semestre, a linguagem que mais se destacou foi justamente a de animação e, consequentemente, de Stop Motion. Divididos em grupos, os alunos, orientados pelos oficineiros Daniel Mantovani e Lúcia Lima, também elaboraram projetos e roteiros e iniciaram a produção de vídeos de Stop Motion em um formato apropriado para a circulação online.

Antes de começar a produção propriamente dita, que inclui milhares de fotografias sequenciais, o grupo da Oficina recebeu os alunos de Audiovisual do 1º ano do Ensino Médio e ouviu sobre suas experiências com a técnica.

“Foi muito interessante para os alunos assistir a uma produção de colegas de sua faixa etária, eles puderam discutir sobre as ideias que originaram os vídeos e as dificuldades que foram enfrentadas durante o processo”, comenta Lúcia Lima.

A troca entre as duas turmas também considerou as ideias que cada grupo teve para conceber os roteiros e vídeos. Os alunos discutiram suas ideias para a criação, as formas de narrativa, elementos estéticos e a distância entre a concepção e a realização final dos vídeos.

“A criação em grupo, ou o trabalho artístico colaborativo, é incomum na ideia de criação artística, que é normalmente individual, mas no ambiente escolar ele deixa de isolar o estudante-artista dos outros estudantes-artistas. O Stop Motion requer um trabalho realmente colaborativo, permitindo um diálogo com a concepção contemporânea de arte, em que os conceitos são tão, ou mais importantes, que o produto final”, conclui o professor Marcel.

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.