Ansiedade dos pais é o principal motivo para antecipação de matrícula dos filhos no ensino fundamental, avalia pedagoga

Pais têm entrado na Justiça para garantir a matrícula de seus filhos no ensino fundamental antes do prazo estabelecido, que varia dependendo do lugar. De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), crianças que completam 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano a ser cursado podem ser matriculadas no ensino fundamental. No entanto, há casos em que o prazo limite é 30 de junho, como em São Paulo, por decisão do Conselho Estadual de Educação. Mas, afinal, qual o prazo ideal para ingressar no ensino fundamental?

Para Francisca Romana Giacometti Paris, pedagoga, mestra em educação e diretora de serviços educacionais do Grupo Saraiva, muitos pais acham que as crianças serão prejudicadas e perderão tempo caso não ingressem no ensino fundamental no ano em que fazem 6 anos. “A ansiedade dos pais em querer acelerar os filhos está pautada em uma lógica do mundo do trabalho e não da educação. No universo da mitologia, a educação é Kairós (momento oportuno) e o trabalho remunerado, Cronos (tempo a ser medido)”, diz a pedagoga.

Francisca também sugere que os pais tentem imaginar como estarão seus filhos daqui a 12 anos e projetar o que essa antecipação pode provocar nessa outra fase da vida deles. “A decisão e a escolha do vestibular e da profissão é muito angustiante para os jovens, que, caso necessitem por fazê-la com menos idade, sofrerão, talvez, por falta de maturidade”, pondera a pedagoga. “Querer acelerar o processo é um enorme desafio. Por isso, é preciso muito cuidado antes de se tomar qualquer medida”, completa a diretora de serviços educacionais do Grupo Saraiva.

Sobre o Grupo Saraiva

O Grupo Saraiva, companhia nacional de capital aberto com cerca de seis mil funcionários e que em 2014 celebrou seu centenário, cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços por meio de seus Negócios Editoriais e Varejo. O Grupo é referência na produção de conteúdo para educação básica, ensino técnico e superior, em especial Direito, onde é líder de mercado. Suas soluções educacionais incorporam tecnologias inovadoras, tais como aprendizagem adaptativa, biblioteca digital por assinatura, plataformas de jogos, fornecendo também conteúdo diferenciado para o ensino à distância. Com 114 lojas em 17 Estados brasileiros e Distrito Federal, possui a maior rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento do País. Desde que lançou sua plataforma de e-commerce em 1998, opera com uma abordagem integrada e multicanal, que oferece ao cliente produtos e serviços no www.saraiva.com.br ou nas lojas físicas. Possui um rico acervo em literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, tecnologia, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.