Aplicativo garante o fim das crianças esquecidas em carros

Uma pesquisa do Departamento de Transportes nos Estados Unidos revela um dado aterrador: entre 1998 e 2013, ao menos 38 crianças morreram todos os anos no país por terem sido esquecidas dentro de automóveis pelos pais, normalmente quando estavam sendo levadas para a escola. No Brasil não há pesquisa há respeito, mas somente no estado de São Paulo duas crianças morreram esquecidas em carros no final do ano passado. Segundo a pesquisa norte-americana, que constatou que ao menos 11% dos pais já esqueceram filhos em automóveis, sem consequências trágicas, os casos de esquecimento se devem normalmente a uma mudança de rotina, quando a criança é levada à escola pelo parente que normalmente não cuida dessa tarefa. Mas o Schoolastic-App, aplicativo para smartphone, promete acabar com esse problema.

Segundo Luiz Orlandini, CEO da Youmobi, o Schoolastic-App gerencia a relação entre as escolas e os alunos, tanto de crianças em creches quanto de estudantes do ensino médio: “Amparado por uma função de check-in/ lista de presença, se uma criança precisa estar na escola em determinado horário e não chega, o sistema dispara automaticamente uma mensagem para os pais perguntando se o filho realmente não irá à escola naquele dia, o que vai evitar esquecimentos ”, explica Orlandini.

Schoolastic – O aplicativo Schoolastic estabelece uma conexão direta entre o professor, a escola e os pais dos alunos. Todas as informações do dia a dia da criança vão deixar o papel das agendas e migrar para o smartphone dos pais, que podem acompanhar detalhes como alimentação, banho, necessidades fisiológicas, sono e até incidentes ou sintomas como febres ou doenças repentinas. Entre todos esses registros está a chegada da criança à escola. Hoje, é raro uma escola chamar os pais caso uma criança não vá à escola. Mas com o aplicativo, o professor faz um registro simples, com um toque na tela de um tablet, caso uma criança não esteja na escola na hora em que deveria estar. Esse toque simples vai disparar uma mensagem para os smartphones tanto do pai quanto da mãe, o que vai evitar mortes por esquecimento de crianças em automóveis.

Segundo Orlandini, uma vez adotado pela escola e liberado para os pais, o Schoolastic-app vai integrar pai e mãe ao dia a dia do filho na escola, da chegada da criança à escola, passando pela alimentação, tarefas escolares, interação do filho com outras crianças até o momento em que um dos pais está chegando para buscar a criança na escola: “Com o aplicativo os pais estarão conectados ao filho e às suas atividades escolares, podendo inclusive acompanhar o uso de materiais como fraldas, alimentação, leite em pó ou cadernos, livros e lápis de cor. Estamos criando uma tecnologia que vai permitir a guarda e a educação compartilhada de crianças mesmo para pais não separados”, assinala.

Para começar a usar, não vai bastar aos pais baixarem o aplicativo em seus smartphones, será preciso saber se a escola onde a criança estuda já participa da rede Schoolastic, uma vez que a liberação do acesso ao aplicativo para os pais será feita pela escola. Para saber se a escola de seu filho já adotou o Schoolastic-app, acesse o site da empresa: http://www.scholastic-app.com/.

Sobre a Youmobi

A YouMobi é uma empresa de “inteligência de negócios”, aliando a capacidade de desenvolver negócios de alto valor agregado a amplos conhecimentos técnicos que integram microsserviços em Tecnologia da Informação, Telecomunicações, RFID e meios de pagamentos móveis, viabilizando ideias inovadoras. Com quase dois anos de atuação, a YouMobi desenvolveu uma estrutura de negócios orientada para tecnologias móveis, que está permitindo o lançamento de soluções como o aplicativo Schoolastic, que vai revolucionar o modo como Instituições de ensino, dos diferentes estágios educacionais, se comunicam com os pais dos alunos. Participante do programa IBM Global Entrepreneur, que apoia startups e empreendedores em iniciativas inovadoras, a YouMobi conta com um arsenal tecnológico de última geração, de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para prover serviços com segurança e confiabilidade.