Aprendizagem em passeios: Educação e diversão

A união entre aprendizado e diversão estimula experiências enriquecedoras para os alunos e para as alunas. Os passeios e as atividades externas propiciam uma relação prazerosa e fluída com o conhecimento. E, com isso, as atividades desenvolvidas fora do espaço físico escolar possibilitam uma aproximação prática e tangível com os conhecimentos apreendidos em sala de aula.

Gabriel dos Reis, consultor em educação e educomunicação, destaca que as experiências vivenciais são fundamentais ao processo educativo, e os passeios pedagógicos e recreativos são oportunidades vitais para enriquecer os ensinamentos da sala de aula. “A relação entre diversão e aprendizagem é intrínseca ao desenvolvimento infantil. As crianças, por natureza, associam alegria com atividade e descoberta”, afirma.

“A missão de escolas e espaços de passeios educativos é harmonizar o pedagógico com o entretenimento de maneira criativa e envolvente. Monitores lúdicos são essenciais nesse processo, pois eles conseguem captar a atenção das crianças, mantendo-as focadas enquanto se divertem. Essa abordagem não só solidifica o conhecimento, mas também cria lembranças memoráveis e positivas, tornando o aprendizado uma experiência agradável e significativa”, diz Reis.

De acordo com o consultor, os passeios educativos podem ser inseridos no calendário escolar desde a primeira infância, atentando-se para as especificidades de cada faixa etária e da demanda de desenvolvimento de cada etapa escolar. Na educação infantil, por exemplo, a exploração sensorial e a conexão com a natureza são atividades que podem ser estimuladas. No ensino fundamental, visitas a parques pedagógicos que reforcem os conceitos curriculares são ideais. Já no ensino médio, projetos de campo ou visitas a instituições culturais, passeios que desafiem os/as estudantes a aplicarem seus conhecimentos na prática, são recomendados.

Os passeios pedagógicos devem ser planejados cuidadosamente, de modo que ocorra regularmente ao longo do ano letivo. “Essa programação deve ser integrada ao plano pedagógico da escola, garantindo que os passeios não apenas complementem, mas também enriqueçam o currículo escolar, proporcionando aos alunos uma experiência educacional holística e diversificada”, explica Reis.

Para os/as gestores/as que desejam contratar empresas especializadas em passeios, o consultor ressalta algumas dicas importantes. A primeira delas é buscar empresas que ofereçam programas alinhados com os propósitos pedagógicos da escola e em conformidade com os padrões da Base Nacional Comum Curricular. “É fundamental verificar a segurança, a qualificação dos profissionais envolvidos e a reputação da empresa no mercado”, diz. “Além disso, deve-se dar preferência a empresas que promovam práticas sustentáveis e conscientização ambiental, enriquecendo a experiência educativa dos alunos com uma perspectiva de responsabilidade global”, completa. (RP)

Saiba mais:
Gabriel dos Reis – [email protected]