Aulas de circo aprimoram a capacidade mental e física das crianças

Instituições de Ensino como o Colégio Itatiaia oferecem aulas que desenvolvem a capacidade motora, cognitiva e social, noção espacial e levam ao conhecimento do próprio corpo

São inúmeros os benefícios das atividades circenses para as crianças: perda da timidez, melhora na comunicação, sociabilidade e desenvoltura. Além de promoverem o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, também proporcionam uma melhor noção espacial e do próprio corpo, sendo um verdadeiro estímulo à prática esportiva.

Para comprovar a eficácia das atividades, muitas escolas, como o Colégio Itatiaia, oferecem aulas circenses para crianças acima de 4 anos.Durante o curso, os pequenos realizam atividades com tecido, malabares, atrações de equilíbrio, acrobacias, interpretação, dança, aprendem a dar cambalhotas e estrelinhas.  Eles também participam de jogos teatrais e têm aulas de mágica.

O ambiente onde são realizadas as aulas é equipado com tatame, o colégio dispõe de uma equipe de professores formado em teatro e arte circense e fornece o material necessário, como malabares, cordas e bambolês.

As atividades são ministradas uma vez por semana, após o horário normal de aula e têm duração de uma hora. Segundo a diretora e coordenadora pedagógica do colégio, Adriana Iassuda, a arte circense desenvolve inúmeras habilidades nas crianças e é possível perceber uma grande melhora no desempenho dos estudantes, eles ficam bem mais comunicativos.

As aulas circenses também podem ser uma boa alternativa para as crianças que não gostam de praticar atividade física devido à ludicidade que o ‘Circo’ produz no imaginário infantil, o que o torna um atrativo para o estímulo aos esportes.

A diretora ressalta a importância das atividades serem sempre coerentes ao desenvolvimento motor da criança e das medidas de segurança serem respeitadas com relação aos materiais e grau de dificuldade dos exercícios.

Dia Nacional do Circo

O Dia Nacional do Circo – 27 de março surgiu numa homenagem realizada ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu em Ribeirão Preto, nesta mesma data. Considerado por muitos o pai de todos aqueles que, como ele, fazem a plateia rir, se destacou por seu grande humor e habilidades de ginasta e equilibrista. Assim como Piolin, são muitos os artistas circenses que continuam a fazer a alegria de crianças e adultos.

Sobre o Colégio Itatiaia

Com 34 anos de referência em ensino de qualidade, desde o berçário até o Ensino Fundamental, o Colégio Itatiaia oferece, por meio de um método de ensino inovador, aprendizado especializado aos seus alunos. Além da grade curricular, um dos grandes diferenciais é o curso bilíngue voltado para língua e cultura japonesa. O curso também oferece a possibilidade de crianças japonesas aprenderem português.

O Colégio Itatiaia conta com professores experientes e capacitados para que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando assim suas habilidades e competências para que eles se tornem pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes. Para mais informações acesse o site www.colegioitatiaia.com.br.