Aulas de tecnologia e criação de games fazem parte do currículo regular no colégio santa maria

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I aprendem a linguagem de programação para depois começarem a desenvolver jogos eletrônicos

Antes restritas a oficinas extracurriculares, as aulas de Tecnologia no Colégio Santa Maria entraram para a grade curricular no 4º ano do Ensino Fundamental. Dentro do cronograma previsto para o ano letivo, os estudantes têm aulas de programação com uso da plataforma Scratch, além de outras ferramentas.

As aulas acontecem uma vez a cada 15 dias e os alunos têm dois meses para montar um jogo com um tema proposto pelos professores. “Com essa proposta, eles desenvolvem raciocínio lógico, aprendem a se organizar e ficam mais engajados”, diz o coordenador de Tecnologia da instituição, Muriel Alves. O tema sugerido para os games este ano é Olimpíadas, mas eles terão autonomia para exercer a criatividade. “Já ouvi de uma professora que um aluno decidiu fazer uma luta de boxe entre comida saudável e comida ruim”, conta Alves.

As oficinas de criação de games aconteciam há quase dez anos no Santa Maria. Pensando em utilizar a atração que essa matéria exerce de uma forma mais impactante na aprendizagem do aluno, o departamento de Tecnologia propôs projetos para as aulas curriculares. De acordo com Alves, como o trabalho é educacional, o objetivo foi usar as oficinas como protótipos do que poderia funcionar no plano pedagógico de fato, daí o resultado que fez com que a matéria deixasse de ser extracurricular.