fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Bett Brasil 2022 acontecerá em edição presencial: confira as novidades

Após dois anos em formato on-line, a Bett Brasil 2022, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, ocorrerá em formatos presencial e híbrido com uma vasta programação de oficinas, conferências, fóruns e mais de 270 expositores

Entre os dias 10 e 13 de maio, o espaço Transamerica Expo Center, localizado na zona sul de São Paulo, sediará a 27ª edição da Bett Brasil. Tendo como tema principal ‘Cocriando a Educação do Futuro’ – conceito inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4), parte da Agenda 2030 instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) – todo o evento, presencial e on-line, será guiado por quatro eixos centrais em suas atividades: Inclusão e Diversidade; Gestão Educacional; Competências Socioemocionais e Saúde, e Inovação e Cenários Futuros. Ao todo, o espaço expositivo terá mais de 270 empresas e Startups expositoras, além do Congresso Bett Brasil, o Fórum de Gestores e as Oficinas de Aprendizagem. O Congresso será realizado em cinco auditórios, com palestras simultâneas, 48 Painéis, mais de 130 palestrantes, 16 palestras inspiradoras e diversas oficinas de aprendizagem. O Fórum de Gestores, que reunirá mantenedores e mais de 600 líderes de redes públicas e particulares, terá um auditório exclusivo, com 12 painéis ministrados por 36 especialistas e educadores. A expectativa da organização é receber mais de 30 mil visitantes em quatro dias de evento. As inscrições podem ser realizadas no site oficial: https://brasil.bettshow.com/home.

ESPAÇO EXPOSITIVO

Um dos destaques da feira é a Arena Startups. A participação das edtechs (startups focadas em soluções tecnológicas para a educação) é um movimento crescente na Bett Brasil nos últimos anos, por isso, o evento reservou um espaço voltado para oferecer mais visibilidade aos empreendedores do segmento. Entre as marcas já confirmadas estão plataformas e aplicativos direcionados para a aprendizagem e soluções que facilitam a gestão digital das instituições de ensino. A lista de edtechs inclui marcas como a Árvore Educação, Nave à Vela, EscolaWeb, Escola Manager, Jovens Gênios, KUAU, Escola em Movimento, Estante Mágica, Piraporiando e Kanttum. Além de algumas fintechs (startups de produtos financeiros totalmente digitais) como as plataformas Educbank, Tindin e Isaac.

Outro segmento com um número alto de empresas expositoras na Bett Brasil 2022 são as escolas de idiomas e programas de educação bilíngue, como a Red Balloon English Solutions, Cel.Lep, International School, Simple Education, Cultura Inglesa, CNA, Be – Bilingual Education e Thomas Bilíngue for Schools. Ainda completam o time de expositores grupos de educação e sistemas de ensino (Eleva, Somos, FTD, Conexia, Mackenzie, Sistema Piaget e Bernoulli) e programas voltados para o desenvolvimento de competências socioemocionais como a Escola da Inteligência e o Programa Semente.

A Microsoft, que é parceira global do evento, vem para a Bett Brasil com intenção de mostrar no estande as vantagens dos computadores com o sistema operacional Windows. “O Windows traz soluções para o uso online e offline, o acesso aos aplicativos da Google e da Microsoft, além de oferecer o armazenamento em nuvem. Tudo isso com um melhor custo de aquisição, resistência, robustez e desempenho”, disse Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft Brasil. Ela destacou que a tecnologia é uma grande aliada do professor, porque oferece um conjunto de possibilidades que ajudam a individualizar os estudantes. Com soluções de análise de dados que disponibilizam informações em tempo real sobre cada aluno é possível identificar as dificuldades e preparar materiais e estratégias específicas para a necessidade de cada aluno. “É importante respeitar o tempo de cada um aprender”, avaliou Vera.

A empresa esteve também na Bett Show UK, que aconteceu mês passado em Londres (Inglaterra), onde apresentou, entre as novidades, uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para analisar o nível de leitura dos estudantes e produzir um relatório para os professores. A solução também estará disponível em português na Bett Brasil.

Além da exposição, a Bett Brasil está organizando uma Rodada de Negócios em que as empresas presentes terão a oportunidade de se conectarem com líderes educacionais e provedores de soluções educacionais por meio de uma agenda de reuniões.

CONTEÚDOS DIVERSOS E IMERSIVOS

O Congresso Bett Brasil 2022 traz uma experiência de imersão com palestras e workshops (oficinas de aprendizagem). Entre os destaques está a palestra “Gestão da Emoção para Formação de Professores Brilhantes”, com o escritor Augusto Cury, e a palestra “A Presença e Importância das Mulheres na Educação”, com a participação da diretora Executiva do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Anna Penido, a coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Débora Garofalo, a conselheira do Instituto Península, Ana Maria Diniz, e a diretora de TI da NTT DATA Brasil, Adriana Junqueira.

Entre os mais de 260 especialistas e educadores nacionais e internacionais, estão ainda o psicanalista e professor da USP, Christian Dunker; a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Cláudia Costin; a fundadora e diretora do Gerar de Psicanálise, Vera Iaconelli; a poeta e psicanalista, Viviane Mosé; o country manager Brasil do Khan Academy, Sidnei Shibata; o presidente do Instituto Singularidades, Alexandre Schneider; a advogada Alessandra Borelli; o deputy director do King’s Brazil Institute (Inglaterra), o brasileiro Arthur Galamba, entre outros. 

No Fórum de Gestores, entre os destaques está a palestra de abertura no dia 10 de maio, “Panorama Educacional Pós Pandemia: Aspectos sociais e econômicos”, que será comandado pela jornalista Miriam Leitão, e a palestra “Inovação no Ensino Superior”,  com a participação da diretora de Desenvolvimento em Educação da Microsoft Brasil & Latam, Vera Cabral, o diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, a CEO da Imperatore Soluções em Gestão, Simone Imperatore, e o diretor de Ensino Digital da YDUQS/FGV, Flávio Murilo Oliveira de Gouvêa. 

Conteúdo gratuito – O evento promoverá atividades gratuitas com conteúdos de alta relevância e soluções inovadoras para o setor educacional direcionado a educadores, gestores escolares, mantenedores e secretarias de educação. Estão na programação palestras que acontecerão na área de startups com a participação de edtechs e, no auditório principal, painéis de debate promovidos pela Microsoft. Nesta edição, o evento acontecerá em formato híbrido com o Bett Online, onde serão exibidas palestras e entrevistas ao vivo com convidados na plataforma Bett. 

Toda a agenda da programação de conteúdo do evento pode ser vista no link: https://brasil.bettshow.com/conteudo/congresso-bett-brasil 

PROFESSOR TRANSFORMADOR 

No dia 11 de maio, às 15h30, será entregue o prêmio “Professor Transformador”, que conta com 12 projetos finalistas. O prêmio tem como objetivo valorizar educadores e promover projetos transformadores implementados na Educação Básica e é concebido e estruturado pelo Instituto Significare e com o apoio da Bett Brasil e da Base2Edu. A premiação contará também com uma participação internacional: a DJ e ativista Rivkah, que com apenas 14 anos de idade é a produtora de música eletrônica mais jovem do planeta. Ela vai fazer uma apresentação musical e compartilhar suas visões sobre educação transformadora, tecnologia e o futuro do planeta.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

A Hyve Group, promotora e organizadora da Bett Brasil, seguirá todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos de saúde e governamentais responsáveis, entre os quais os determinados pelo Ministério da Saúde.

Já na entrada de acesso ao pavilhão do Transamerica Expo Center será realizada a aferição de temperatura. Durante todos dias do evento presencial será obrigatória a apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo e, a partir da determinação do governo de São Paulo, o uso da máscara de proteção será opcional. A promotora do evento disponibilizará nas áreas comuns do pavilhão álcool em gel, e as marcas expositores também deverão disponibilizar em seus estandes álcool em gel 70%.

BETT BRASIL 2022
Data: 10 a 13 de maio de 2022
Horário: das 9 às 19 horas
Local/Endereço: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP)
Site Oficial: https://brasil.bettshow.com/home

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados