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Guia para Gestores de Escolas

Bett Brasil 2023: Novo Ensino Médio é tema debatido em painel com especialistas

O melhor evento de educação e tecnologia da América Latina segue em São Paulo até sexta-feira (12) e reforça o diálogo entre diversos atores que atuam no cenário educacional

Tendo como eixo norteador “Educação e Trabalho para Novos Futuros” como macrotema da 28ª edição da Bett Brasil, a programação diversa de conteúdo centraliza o seu olhar sobre as demandam que emergem na educação contemporânea, sem esquecer das repercussões no futuro. Uma das pautas atuais mais recorrentes na área de Educação é em torno do Novo Ensino Médio – e o assunto foi abordado na programação do primeiro dia do Congresso Bett Brasil 2023. A presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), Maria Helena Guimarães de Castro, explicou o histórico desde os primeiros debates sobre a ideia de estruturar um Novo Ensino Médio (NEM) em 2003, partindo do ponto que o Brasil é o único país no mundo onde o Ensino Médio é engessado e igual para todos, até chegar a implementação do NEM no ano passado.

Para ela, atualmente o maior entrave para a implementação do NEM foi a falta de coordenação nacional em relação às propostas e de definição sobre o modelo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no final de 2021 pelo Ministério da Educação (MEC) do governo anterior. “A revogação total do NEM está descartada porque já está sendo implementada no país inteiro. Agora, é importante essa abertura do MEC atual para as discussões sobre o aperfeiçoamento do NEM”, disse Maria Helena.

Katia Smole, diretora-executiva do Instituto Reúna, comentou que o Brasil não tem tradição de fazer reformas na Educação que sejam disruptivas como é o NEM, que tem como um dos pontos mais importantes a centralidade no jovem ao permitir o planejamento do seu projeto de vida com o apoio da escola. Ela aponta que formar uma ‘escola de escolha’ que oferece diferentes itinerários formativos nas quatro áreas do conhecimento, na educação profissional e em disciplinas eletivas é um aspecto que não pode ser mais alterado. Entretanto, é preciso a definição de um mapa de implementação mais efetivo e coordenado no país. “A formação inicial e continuada dos docentes para prepará-los para essa ‘escola de escolha’ é também essencial”, destacou Katia.

Também presente no painel, a diretora pedagógica e presidente da EDUCARE e Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Maria Inês Fini, complementou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma normativa que permite um amplo espectro para a organização dos itinerários formativos do NEM. Já sobre o modelo do ENEM ela defende que seja realizado um questionário integrado de primeira fase com áreas básicas e um itinerário de núcleo comum para a segunda fase. “Falta só fazer, porque como nós já sabemos!”, finalizou Fini.

 

SERVIÇO
Bett Brasil 2023

9 – 12 de maio
Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP
https://brasil.bettshow.com/

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