Bett Brasil 2025: É imprescindível aproximar a comunidade escolar das famílias, destacou a CEO do Grupo SEB
Evento comemora sua 30ª edição no Expo Center Norte (SP) e se estende até quinta-feira (1)

Partindo do tema central “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, a programação de conteúdo da Bett Brasil 2025 abarca variadas etapas do ensino – do básico ao superior. Considerado o maior evento de inovação e tecnologia para a Educação na América Latina, há uma grade especial na programação para discussões voltadas aos gestores e às gestoras escolares, a fim de dialogar sobre as temáticas atuais que atravessam o cotidiano das instituições de ensino.
Na manhã do primeiro dia do evento (28), Mario Ghio, empresário e presidente do Instituto Alfa e Beto e Thamila Zaher, CEO do Grupo SEB, discutiram os desafios da gestão durante o painel intitulado “Como manter a liderança estratégica em tempos de crise e transformação?”. O painel, que integrou o Fórum de Gestores, abordou estratégias práticas para garantir a sustentabilidade das instituições, promover a adaptação a novas realidades e fortalecer uma gestão inovadora em tempos de incerteza. Entre as principais preocupações dos especialistas, destacou-se o processo de “vilanização” das escolas, em que toda e qualquer culpa por problemas sociais ou educacionais acaba sendo atribuída às instituições de ensino.
Para Ghio, essa é uma questão que exige cooperação e união entre as escolas. “Geralmente, a escola está sempre errada em qualquer situação que contrarie o desejo do grupo de famílias. Cada vez mais, vemos os pais buscando refúgios judiciais para forçar a aceitação de suas vontades, algo que não conseguem obter apenas com argumentos. As escolas precisam se unir, mesmo quando atuam na mesma comunidade”, defendeu. Ghio destacou ainda o trabalho coletivo que realiza junto a uma associação de sistemas de ensino concorrentes, citando como exemplo um debate previsto em Belo Horizonte, no dia 15, sobre um projeto de lei que propõe permitir que os pais definam a metodologia pedagógica das instituições. “Imagine o impacto se essa lei for aprovada?”, alertou.
Thamila Zaher concordou com Ghio e acrescentou duas orientações fundamentais para minimizar os prejuízos à imagem das escolas: “O primeiro ponto é o contrato, que precisa ser o mais claro possível, para que os pais compreendam todos os termos sem dificuldade. O segundo é estabelecer canais de comunicação eficazes para conversas individuais, onde seja possível esclarecer eventuais pontos sensíveis”, explicou. Segundo ela, muitas vezes, os desentendimentos surgem em grupos de WhatsApp ou em outras redes informais, e é preciso tratar dessas questões antes que elas se agravem e cheguem a instâncias como o Procon. A CEO do Grupo SEB reforçou ainda que é essencial aproximar a comunidade escolar, promovendo diálogo transparente e acolhendo as famílias, sempre com firmeza e sem abrir mão dos princípios pedagógicos da instituição.
Além dos conteúdos, a feira de negócios da Bett Brasil reune mais de 330 marcas expositoras com soluções que vão de tecnologias baseadas em IA até ferramentas socioemocionais, gamificação, bilinguismo e sistemas para todos os níveis de ensino.
A programação completa da Bett Brasil 2025 está disponível em: https://brasil.bettshow.
_________________________
BETT BRASIL 2025
28 de abril – 1 de maio
9h às 19h
Expo Center Norte – R. José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme/SP
https://brasil.bettshow.com/