fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Bett Brasil Educar 2016: Gestão em Sala de Aula

 “A forma de ensinar depende da crença de quem ensina”, diz Doutor em Ciências da Educação

Por Rafael Pinheiro

Quando pensamos em aspectos que envolvem a gestão escolar somos rapidamente conectados a setores administrativos, rotinas que demandam conhecimento/prática em gerenciamento e coordenação de uma instituição. Mas será possível imaginar características de gestão no interior de uma sala de aula?

A questão é complexa, mas não impossível de solucionar. Na fala de Júlio Furtado, especialista em PNL (Programação Neurolinguística), professor universitário e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba, a sala de aula é um completo laboratório de troca mútua de referências e experiências, que agregam construções subjetivas e imprevisíveis.

Durante a palestra ministrada por Júlio com o tema “A Gestão da Sala de Aula: Construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, no circuito de palestras da Bett Brasil Educar, principal evento de educação da América Latina que segue até o próximo sábado, 21 de maio, o especialista apontou três eixos centrais que podem ser analisados e incorporados nas rotinas estudantis.

“Gestão da interação pessoal, Gestão da aprendizagem e Gestão de condução são os três princípios que, se organizados e orientados, compõem um dinamismo excelente para a sala de aula”, ressalta Júlio.

A Gestação da Interação Pessoal envolve quatro elementos: postura apreciativa, cultura, vínculo afetivo e olhar inclusivo. Acreditar na construção de vínculos, manter o olhar inclusivo, ter empatia, promover a aproximação dos alunos e, assim, compreensão de sua realidade; a Gestão da Aprendizagem implica na interação pessoal positiva, “no aprendizado que ocorre de dentro para fora do indivíduo, na construção do sentido e do significado na aprendizagem e refletir sobre a maneira como conduzir uma aula parte da crença e instintivamente reproduzimos a forma de ensinar que tivemos como base em nossa construção estudantil”, diz o palestrante.

E a Gestão da Condução garante o que um bom gestor professor deve dominar, como exercer poder, perceber as atitudes docentes (medo, desmotivação, deserção, transferência, enfrentamento) e as disciplinas.

O palestrante acredita que é “necessário mudar a visão dentro da escola, refletir sobre a gestão do poder e como o professor a utiliza dentro da sala de aula. Ter uma visão construtiva da indisciplina, por exemplo, requer planejamento, autonomia, oportunidades e participação em assembleias e circuitos restaurativos”.

A 23ª edição da Bett Brasil Educar 2016 ocorre até o próximo sábado, 21 de maio, das 9h às 19h, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP.

Visite nossa página do Facebook e acompanhe nossas publicações e vídeos exclusivos do evento: www.facebook.com/DirecionalEscolas

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados