Bett Educar 2018: Anglo apresenta experiência da gestão pedagógica em ‘Escape Room’

Recorrendo a uma experiência diferente, que ganha notoriedade na atualidade, o Sistema Anglo de Ensino trouxe à Bett Brasil Educar o “Escape Room” – uma modalidade de jogos de aventura e raciocínio, na qual os participantes têm por objetivo sair (ou escapar como o nome diz) de um local. O princípio é solucionar um mistério dentro de uma sala, com tempo limitado, com base em dicas e solução de enigmas.

Embora comum em games eletrônicos, a modalidade surge cada vez mais em espaços físicos, que promovem a integração entre os participantes, o raciocínio lógico, intuição e trabalho em equipe, aliado a muita imaginação, criatividade e adrenalina.

Em um espaço de 12 metros quadrados, os participantes são desafiados a procurar a chave da saída, ao mesmo tempo que precisarão percorrer todas as fases do Sistema Anglo – planejar, desenvolver, checar e agir – para identificar pistas e dicas. E, desta forma, poderão acompanhar como o sistema de ensino que mais aprova no Brasil desenvolve seu trabalho junto à rede de escolas parceiras.

PDCA

Planejar, desenvolver, checar, agir. As quatro etapas do Ciclo de Melhoria Contínua, implantado pelo Anglo com pioneirismo em sua rede de escolas parceiras para educadores e alunos, é destaque no estande do Anglo. Também conhecido por PDCA, o método é aplicado em diversas áreas para controle e gestão na melhoria constante dos processos e, adaptado à Educação, o ciclo se mostra ainda mais necessário e eficiente.

A primeira etapa consiste na implantação das soluções educacionais na escola com materiais que apoiam o plano de aula dos professores e os demais recursos que permitem seu “planejamento”. A segunda fase se dá com a aplicação, o “desenvolvimento”, das práticas em sala de aula por meio de intervenções e da orientação extraclasse. Todas as avaliações que são submetidos os alunos compõem a terceira etapa, “checar”, que é a busca por informações por meio de dados extraídos das provas e simulados. Por fim, “agir”, que consiste em elaborar ações, tendo as informações a partir dos dados da checagem, para promover a orientação mais precisa, individual e coletiva, em sala de aula.

Em todo o processo, a Solução Educacional Anglo não apenas dá subsídios ao bom andamento de cada fase, mas essencialmente possibilita que esse ciclo se mantenha constante e ativo, impactando diretamente nos resultados e na melhoria da qualidade do ensino. Ou seja, da elaboração do material didático aos alunos: os manuais dos professores, os recursos digitais, a assessoria pedagógica, dentre alguns deles, fazem parte desse ciclo e têm função fundamental no PDCA.

Quer saber mais sobre o evento? Acompanhe nossas redes sociais! Facebook: https://www.facebook.com/DirecionalEscolas/ e Instagram: https://instagram.com/direcionalescolas

BETT EDUCAR 2018
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP