Brinquedoteca Escolar: espaço lúdico para brincar
Colunas e Opiniões
Conforme mencionado na matéria anterior, de 16 de julho 2014, quanto maior a vivência de mundo e experiência da criança, maior será seu enriquecimento pessoal e desenvolvimento geral.
Por isso as atividades lúdicas são muito importantes, porque são fundamentais para o processo de aprendizagem e um dos ambientes que permitem que elas aconteçam é na escola. A escola é um elemento essencial, para a construção da formação e aprendizagem da criança. Segundo Jean Piaget, “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensáveis a pratica educativa.”
Uma maneira mais significativa da escola conseguir que essas atividades lúdicas aconteçam é através da formação de uma brinquedoteca. Esse espaço é especialmente formado pelas escolas para proporcionar a seus alunos o favorecimento da brincadeira de forma livre, espontânea e prazerosa, possibilitando através de diferentes estímulos de aprendizagem, o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, tornando-se um importante instrumento pedagógico, indispensável e complementar aos estudos escolares.
A brinquedoteca busca assegurar o desenvolvimento integral da criança e são inúmeros os benefícios que propícia somente citando alguns:
– construção do pensamento, pois o brinquedo permite a criança criar seu mundo imaginário;
– experiências para aprender a dividir as coisas, a cooperar a ter raciocínio lógico, utilizando jogos diversos;
– vivência do mundo adulto , através da brincadeira do “faz de conta”, no qual, a criança brinca demonstrando a visão de mundo que têm, desenvolvendo a atenção, socialização, despertando a curiosidade e a capacidade de resolver problemas, de uma forma prazerosa e divertida
– capacidade de concentração, criação e organização;
– acesso a sentimentos afetivos como a auto-estima por exemplo;
– expressar-se livremente.
Segundo Nylse Helena Silva Cunha, “A brinquedoteca não existe para distrair as crianças, ela reporta-se a formação do ser humano integral e aos vários períodos que ela atravessa”. E ainda proposta da mesma: “alimentar a vida interior das crianças (“); dar-lhes oportunidades para que brincando, liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através do mundo mágico do “faz de conta”, possam explorar seus próprios limites e partir para a aventura que poderá levá-los ao encontro de si mesmas. “
Para que essas atividades lúdicas e vivência de mundo aconteçam é necessário que a brinquedoteca inclua e possibilite o contato com brinquedos voltados a diversos setores, como:
– setor de teatro, com fantoches e teatro de fantoches, explorando a linguagem oral;
– setor de fantasias, deixando expostas diversas fantasias, bolsas, chapéus, entre outros;
– setor de jogos educativos, englobando jogos de montar e jogos de tabuleiro, desenvolvendo raciocínio, atenção, cooperação;
– setor de leitura, este setor, pede aconchego, por isso alem de livros infantis, revistas, precisa de tapetes, almofadas e mobiliário adequado como um sofá infantil, um centro de leitura, para relaxarem enquanto lêem;
– setor de faz de conta- com brinquedos que permitem a reprodução do mundo adulto, como casinhas de boneca, cozinhas, bancadas de ferramentas, carrinhos, bonecas, navios, aviões, entre outros;
– setor de criatividade. Nesse setor não pode faltar mesa e cadeira infantil e materiais como lápis, giz de cera, tinta, papel;
– setor de mercadinho – com produtos de mercado, carrinho de compras, frutinhas, legumes, para estimular o trabalho com operações matemáticas.
– setor das brincadeiras tradicionais, tão esquecida nos dias de hoje, como amarelinha, pula corda, batata quente, cabo de guerra, pula elástico, etc.
Enfim, dentro de todos esses setores, a criança poderá frequentar de forma livre e organizada o que mais lhe faz sentido naquele momento.
Importante também, ressaltar, que nestas atividades, a criança deverá ser monitorada sempre por um professor, para que ele possa acompanhar os desafios das mesmas e sua desenvoltura, tomando o cuidado de registrar suas observações focadas na: socialização, iniciativa, linguagem, capacidade motora e habilidades de cada criança. Esta atitude poderá orientá-lo na organização e oferecimento das atividades futuras baseadas nas necessidades de cada criança.
Além de todos esses benefícios citados acima, a escola que oferece uma brinquedoteca a seus alunos, estará proporcionando e acrescentando um diferencial na qualidade de ensino que, sem dúvida, refletirá na melhoria do seu desempenho escolar.
A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em 1981, na “Escola Indianópolis” – São Paulo com o propósito voltado ao ato de brincar e desde então, elas vem aumentando e crescendo, tanto em escolas, creches, como em hospitais.
Helen Martimiano: Professora, Graduada em fonoaudiologia, com especializacao em educacao, pela Faculdade Sao Camilo. Empresaria do segmento de brinquedos, localizada na zona norte de Sao Paulo.
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