Bullying é tema de palestra para professores em São Paulo

Recentemente, entraram em vigor leis sobre o combate ao bullying no Brasil. Uma delas determina que escolas e clubes adotem medidas para evitar o problema e a outra instaura o Dia Nacional de Combate ao Bullying. Com isso, estratégias para lidar com comportamentos agressivos em sala de aula são ainda mais importantes para os educadores. Pensando nisso, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP) promoverá uma palestra com Miriam Guimarães, coordenadora de Capacitação da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), no dia 29 de junho, na sede do sindicato.

Mestre em Psicologia da Educação, Miriam compartilhará técnicas de identificação e combate ao bullying nas escolas. “Um ambiente emocionalmente seguro é capaz de desarmar o gatilho do bullying, que é a falta de saúde emocional do agressor. O professor tem papel fundamental na manutenção desse ambiente acolhedor e de respeito”, explica a palestrante.

Serviço

4889-O BULLYING E COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, ESTRATÉGIAS DE SALA DE AULA PARA  PREVENÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Data: 29/06/2016.

Horário: das 18h às 22h.

Local: SIEEESP – Av. das Carinás, 525 – Indianópolis – São Paulo.

Taxa: R$ 30,00       Sind: R$ 10,00 (2ª a 5ª inscrição)

Público-alvo: Professores do infantil, Fundamental 1 e 2, educadores em geral, coordenadores, gestores e demais interessados.

Síntese:

–  Os  comportamentos agressivos na convivência – repertórios de reação.

–  O bullying – caracterização – o intimidador e intimidado.

–  Existe bullying  em sua sala de aula?  – estratégia.

–  Como o professor pode ajudar os alunos que sofrem bullying durante a aula?

–  A educação emocional como promoção e prevenção ao bullying.

Sobre Miriam Guimarães

Professora, com licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Consultora e Palestrante atuando nas áreas de Educação Emocional, Desenvolvimento de habilidades e competências, Heterogeneidade na sala de aula, Resolução de conflitos, Bullying e Formação docente. É Professora e Coordenadora no Colégio Dante Alighieri, São Paulo. É Coordenadora de equipe de psicólogos e pedagogos junto a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) atuando em formação de professores para a Educação Emocional nas escolas e desenvolve treinamentos na área de educação emocional. É Consultora em metodologias de desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais para crianças para a Metodologia Internacional de Educação Emocional – Programa Amigos do Zippy.

Sobre a ASEC

A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. Além disso, a associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo.

Sobre o Amigos do Zippy

O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas. Nos últimos 11 anos, beneficiou aproximadamente 250 mil crianças com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em 45 municípios brasileiros. O Amigos do Zippy tem sua eficácia comprovada internacionalmente na área de promoção de saúde mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua metodologia de aprendizagem está em total consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Além disso, em 2013, o MEC reconheceu a metodologia da ASEC de capacitação de educadores em Educação Emocional como Tecnologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada, na perspectiva de ampliação da jornada escolar no país e da articulação da escola com seu território.