fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER EDUCAMA
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER EDUCAMA MOBILE

Captação de alunos novos – etapa comercial – matrícula on-line

Em 23 nov, 2020
Colunas e Opiniões

A etapa comercial se inicia quando a escola estiver em poder do lead (aluno em potencial) que será considerado direto, quando o cliente efetuar um telefonema, ou indireto, quando deixar o cadastro na Landing Page (página no site com poucos elementos foca em um assunto importante e na captação dos dados do visitante).

Diferente dos anos anteriores, o primeiro contato por e-mail e WhatsApp com objetivo de realizar o agendamento da apresentação virtual tem surtido muito efeito.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

A ligação telefônica deve ser feita para confirmar a data da apresentação, caso o prospect (cliente em potencial) queira mais informações, tenha alguma dúvida ou não retorne o contato por e-mail ou WhatsApp.

Envie o link da reunião após terminar a ligação e no dia da apresentação, para relembrar o cliente. Utilize a ferramenta que a equipe está mais habituada, como Hangout, Zoom ou Webex.

Para se organizar, monte um calendário no Google Agenda e compartilhe com todos os interessados.

Cuidado com o atendimento presencial

Para assegurar a saúde dos alunos, colaboradores e pais até a pandemia passar, o indicado é atender de forma virtual, inclusive a matrícula. Além disso, se ocorrer a contaminação de qualquer pessoa, a escola será interditada causando fortes consequências institucionais.

Etapas do atendimento on-line

O momento da apresentação é a melhor oportunidade para convencer o prospect de que a sua escola é a melhor opção de escolha. A ordem do atendimento proposto pela Rabbit continua a mesma: primeiro a saudação, depois sondagem, roteirização, diferenciais, fechamento e a complementação da captação de dados cadastrais. O que muda é o conteúdo:

1ª Etapa – Saudação: Identificar-se / Cumprimento / Nome do filho / Sorriso / Tom de voz

2ª Etapa – Sondagem: Interesse / Idade / Série / Como conheceu / Objetivo da família e do aluno

3ª Etapa – Roteirização: A principal diferença do atendimento presencial para o on-line está na etapa da apresentação. Utilize um dos padrões de exibição disponíveis do PowerPoint e acrescente a marca da escola e os links que irá utilizar, como o tour virtual e site.

Os frames deverão constar os seguintes conteúdos: Capa / Quem somos / Proposta pedagógica / Roteirização – Fotos ou tour virtual / Diferenciais / Projetos / Corpo docente

A Roteirização, isto é, a apresentação das instalações, poderá ser realizada por meio de fotos ou tour virtual 360º. Monte o roteiro de apresentação com os diferenciais e benefícios de cada espaço que for apresentado.

Após o término do atendimento, envie a apresentação com o link do tour virtual. Não poste nem disponibilize no site. Se o cliente só conhecer as instalações, pode ficar parcialmente satisfeito e, consequentemente, com menos estímulo para agendar a visita virtual.

4ª Etapa – Informações: São os dados gerais encontrados em todos os concorrentes e que, por consequência, não acrescentam nenhum diferencial ao serviço. Portanto, não se deve enfatizá-las, tirando apenas as dúvidas dos clientes.

5ª Etapa – Investimento: O valor deve ser passado depois que o cliente estiver encantado com os diferenciais e a roteirização. Envie o orçamento por e-mail e pelo WhatsApp.

6ª Etapa – Fechamento: Convide para efetuar a matrícula on-line. Existem inúmeras opções no mercado.

Pós-atendimento

Consiste em manter o vínculo com o cliente depois da apresentação e não efetivação da matrícula, quer seja virtual, pessoal ou telefônico.

A tomada de decisão para efetivação de uma matrícula não é uma escolha simples, as pessoas precisam pensar bem, pois envolve fatores emocionais, sociais e econômicos que irão afetar sua vida dali para frente. Neste momento de insegurança esta premissa se tornou ainda mais relevante. O roteiro do pós-atendimento consiste em:

1 – Enviar, após a apresentação, um agradecimento por e-mail ou pelo WhatsApp com link para o tour virtual, orçamento (sem os descontos personalizados descritos) e o link para o site.

2 – Após três dias envie outro comunicado e efetue a ligação.

3 – Se necessário, reagende uma videochamada ou telefonema com a coordenação ou direção para esclarecer dúvidas.

Comissionamento e premiação

Diferente dos outros anos em que havia dados que podiam balizar as metas comerciais, por não haver parâmetros em decorrência da pandemia, a escola pode comissionar os vendedores por matrículas efetivadas com percentuais diferenciados de acordo com os descontos concedidos e uma premiação geral, caso a escola cresça no montante geral de alunos ou faturamento. Neste caso, a equipe de atendimento ou até mesmo toda a escola poderá ser premiada.

Boas matrículas!

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Christian Rocha Coelho

    É especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Atividades extracurriculares: Formação complementar esportiva

    23 mar, 2026 0

    A inadimplência como ameaça invisível às escolas e o papel da educação do…

    20 mar, 2026 0

    Armários de recarga: Gestão de equipamentos no ambiente escolar

    18 mar, 2026 0

    Quando a escola está pronta… e você, como está?

    16 mar, 2026 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Atividades extracurriculares: Formação complementar esportiva 23 de março de 2026
    • A inadimplência como ameaça invisível às escolas e o papel da educação do comportamento financeiro 20 de março de 2026
    • Armários de recarga: Gestão de equipamentos no ambiente escolar 18 de março de 2026
    • Quando a escola está pronta… e você, como está? 16 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos