fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Chile é considerado referência nas avaliações internacionais de educação

A América do Sul é culturalmente muito rica. Sua conexão histórica com a Europa, principalmente Espanha e Portugal, e o impacto da cultura norte-americana tornam único este subcontinente. Entretanto, as diferenças culturais dentro das fronteiras nacionais são enormes. Cada país integrante da América do Sul vive uma realidade distinta, principalmente quando analisamos a questão da educação.

Os países sul-americanos se esforçam, gradativamente, para melhorar seus indicadores educacionais. Podemos citar o Chile, que nas últimas quatro décadas passou por uma revolução na educação, no sentido de melhorar a qualidade do ensino e de garantir bons resultados na aprendizagem para todos os alunos, destacando-se nas avaliações internacionais de educação e tornando-se referência para seus países vizinhos.

Já imaginou poder observar de perto toda essa profusão de conhecimento que o Chile pode oferecer, além de aproveitar para conhecer as magníficas paisagens que esse país conserva? A HUMUS te convida a participar de uma Missão Internacional de conteúdo intenso e que certamente agregará valor inestimável à sua escola!

Nos dias 26 de setembro a 04 de outubro de 2015, será realizado o Curso de Gestão Pedagógica no Chile. Os participantes terão a oportunidade de realizar um curso de dois dias na Pontifícia Universidade Católica do Chile, considerada, atualmente, como a melhor universidade da América Latina, segundo ranking universitário divulgado em maio de 2014 pela QS, renomada consultoria britânica especializada em educação. Também terão a chance de visitar escolas da rede educacional desta instituição e outras de grande renome no país: Colégio Cordillera de Las Condes, classificado como o melhor colégio do Chile, de acordo com a média da Prueba de Selección Universitaria – PSU – de 2014, Colégio Tabancura, classificado como o terceiro melhor colégio de Santiago, pela média da PSU 2014, Colégio Los Andes, escola religiosa e exclusiva para meninas, e Redland School, que busca um equilíbrio entre os aspectos mais valiosos da educação britânica e as tradições e cultura do Chile.

O curso tem como objetivo proporcionar aos mantenedores, diretores e coordenadores educacionais de todo o Brasil a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a gestão pedagógica no contexto dos desafios da educação global, compartilhar experiências de liderança educacional eficaz, a partir da análise de testemunhos e de boas práticas de gestão escolar e facilitar o intercâmbio de conceitos e experiências localizadas de gestão pedagógica que modelem o desempenho dos que exercem funções de liderança nas instituições de ensino.

Santiago: um misto da história vivida com a modernidade de um país de primeiro mundo

Com mais de seis milhões de habitantes e todas as facilidades de uma cidade grande, Santiago se destaca pela gastronomia variada, rica em frutos do mar, opções para compras, cultivo de uvas, construções históricas, metrô de excelente qualidade, além da limpeza e pela organização da capital. É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do Chile.

Quando se vai a Santiago não se deve deixar de visitar o Valle Nevado, um centro de esqui chileno situado na Cordilheira dos Andes, a aproximadamente 50 km da capital, e o charmoso centro histórico da cidade, com vias exclusivas para pedestres.

Colégio Cordillera de Las Condes: o nº 1 do Chile

Classificado como a escola número 1 do Chile, o Cordillera de Las Condes é um colégio católico e exclusivo para meninos. Integra a rede de escolas Seduc, que tem como objetivo a busca da excelência acadêmica, porém sempre valorizando a formação humana e espiritual de cada aluno.

Colégio Tabancura: o terceiro melhor colégio de Santiago

Criado por um grupo de pais que não eram especialistas nem pessoas que tinham experiência na construção de escolas, o Colégio Tabancura nasceu da necessidade de formar filhos cristãos, seguindo os passos do Opus Dei.

O trabalho educativo do Colégio Tabancura visa atingir o pleno desenvolvimento da personalidade do aluno, por meio de formação que abrange os aspectos intelectuais, humanos e espirituais.

Redland School: equilíbrio entre a educação britânica e as tradições e cultura do Chile

Os alunos da Redland School são principalmente do Chile e, como tal, são educados para respeitar seu próprio país e para desenvolver um forte senso de compromisso com ele, mas, ao mesmo tempo, a sua educação deve ser expandida através do contato com a filosofia, costumes e práticas de educação Britânica.

O ensino e uso do Inglês é um dos principais pilares do colégio. A escola acredita que fornecer o domínio desta língua proporciona benefícios claros para a maioria dos estudantes ao longo de suas vidas. Ao mesmo tempo, e por razões semelhantes, há um sentimento de que os alunos devem atingir a capacidade de se comunicar com o mundo exterior e apreciar outras culturas e formas de pensar, além da sua própria.

Colégio Los Andes: educação integral para meninas

Em meados de 1968, um grupo de pais que procurava dar às suas filhas educação integral de qualidade, comprometeu-se com a tarefa de fundar esta escola.

Realmente, a princípio era uma tarefa que parecia desafiadora, mas, o grupo de pais afirma que alguns “pequenos detalhes”, com confiança e com a ajuda de Deus, foram resolvidos.

Hoje, o Colégio mantém o pensamento de que os pais têm o direito de escolher a escola e o tipo de educação que querem para seus filhos, de acordo com suas convicções e preferências.

  

Não fique de fora! As vagas são limitadas.

Os interessados no programa podem entrar em contato diretamente com a HUMUS pelo telefone (11) 5535.1397 ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações no site: www.humus.com.br/cursos_internacionais/chile

  

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados