Cidadania e solidariedade na escola

A formação de uma consciência cidadã deve ser estimulada desde cedo e a escola é um lugar privilegiado para tal. É o que defende o Colégio Cruzeiro, uma das mais conceituadas escolas do Rio de Janeiro.

No ano em que completa 153 anos de história, conquistou o título de Escola Associada à UNESCO. Com esse reconhecimento, o Cruzeiro passa a integrar uma comunidade internacional composta por instituições escolhidas pelo Programa de Escolas Associadas da UNESCO, que visa estimular projetos dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

O compromisso do colégio com o desenvolvimento da cidadania ganhou maior fôlego em 2006, quando foi criado o Departamento de Ação Social. Com o projeto intitulado “A formação cidadã na escola”, organiza e dá suporte a atividades de voluntariado protagonizadas por alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os alunos interessados em atuar no projeto, se inscrevem no início de cada ano letivo para participar de atividades semanais orientadas por professores, em horários previamente fixados.

O projeto é planejado de forma que o aluno possa escolher, no ato da inscrição, sua forma de participação considerando as diferentes frentes de trabalho oferecidas: recreação infantil, reforço escolar, esporte, educação ambiental, entre outras.

No trabalho com a Recreação Infantil, os alunos oferecem atividades recreativas para crianças de instituições parceiras, tais como Dom Cipriano Chagas, Cruzada do Menor e Creche Irmã Paula. O Conto de Histórias é outra opção de ação voluntária com sessões destinadas às crianças, jovens ou idosos.

No Reforço Escolar os alunos do Cruzeiro prestam monitoria em matérias como Português, Matemática, Geografia, Ciências Naturais, Inglês e História para crianças do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental em locais como: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que cede sua estrutura para que o colégio atenda crianças moradoras do bairro do Centro, e o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (INPAR). Segundo Luciane Hentschke, coordenadora do Projeto, o vínculo construído entre os voluntários e as crianças é grande nessa atividade. Ela conta que até os boletins das crianças assistidas pelo projeto são acompanhados pelos voluntários que sempre comemoram o progresso das notas dos seus “alunos”.

Os voluntários também podem atuar no campo do Esporte, organizando atividades como futebol, queimado e circuito para crianças. Já a ação que tem como proposta a Educação Ambiental atrai estudantes que queiram agir como difusores das ideias ligadas ao meio ambiente.

Outra possibilidade de trabalho voluntário acontece no Retiro Humboldt, situado no bairro de Jacarepaguá que atende cerca de 70 idosos. Nesse espaço, os voluntários oferecem ao idoso residente: afeto, convivência, informação e cuidado por meio de atividades de Conto de Histórias, jogos, boas conversas para troca de experiências e ainda, organizam atividades de dança e palestras sobre temas diversos com profissionais convidados.

Outra instituição parceira que possui uma frente de trabalho exclusiva é o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Em visitas semanais à instituição, os alunos escolhem a atividade que irão realizar: Carrinho de leitura, Comunicadores (escrevem cartas dos pacientes para os familiares) ou Recreação. O objetivo é tornar o tratamento dos pacientes mais agradável, acolhedor e promover o contato dos estudantes com histórias de vida diferentes.

Apenas para os alunos de Ensino Médio, o projeto também oferece uma frente específica de Liderança Comunitária que acontece em parceria com a ONG Junior Achievement. Nessa atividade, os alunos, desenvolvem habilidades empreendedoras trabalhando com metas e organização de ações, escolhem instituições ou projetos para auxiliarem com o objetivo de desenvolver propostas de cunho social exercendo sua cidadania de forma criativa. Para ilustrar esta forma de atuação é possível destacar o trabalho dos alunos promovendo a revitalização cultural na Praça da Cruz Vermelha, no Centro. Do mesmo modo, o trabalho já realizado em instituições que atendem crianças com deficiência mental, as palestras sobre sexualidade para escolas públicas e o projeto de tratamento de lixo são exemplos de iniciativas que merecem realce.

Em média, cerca de 200 alunos, das unidades Centro e Jacarepaguá, atendem mais de 400 pessoas todo mês nas diversas instituições parceiras.

A Coordenadora do Departamento de Ação Social, Luciane Hentschke, comemora o crescimento e a solidez do trabalho: “A cada ano que passa o projeto ganha amplitude, pois um maior número de alunos e famílias são envolvidos. Desta forma, temos a possibilidade de atender mais instituições, bem como planejar novas ações. Nossos professores, em sala de aula, plantam a ideia de sensibilização/ conscientização e os alunos buscam viabilizar alternativas de melhorar o mundo, ainda que seja atuando de forma local”.

O Departamento de Ação Social também realiza, em vários momentos do ano, campanhas para doação de diferentes materiais. Na última Páscoa, por exemplo, foram arrecadados cerca de 700 ovos de chocolate. Em 2014, a “Copa da Ação” angariou 2 mil brinquedos, roupas e materiais escolares e a “Olimpíada Solidária” reuniu 8 toneladas de produtos não perecíveis para serem doados.

Além da certificação da UNESCO, o Colégio Cruzeiro também comemora o reconhecimento do projeto “A formação cidadã na escola” no Prêmio Escola Voluntária, uma parceria entre a Fundação Itaú Social e a Rede Bandeirantes. Nos últimos anos, a escola se manteve entre os 10 primeiros colocados entre 450 escolas brasileiras, já tendo sido premiada com o 3º lugar.