Guia para Gestores de Escolas

Colégio Benjamin Constant comemora 115 anos de existência com inauguração de Ginásio Poliesportivo

Proposta da escola, em parceira com a família, é buscar o desenvolvimento de todas as habilidades dos alunos, para que eles sejam capazes de interagir com o mundo e a sociedade

Considerado uma das principais instituições de ensino de São Paulo, o Colégio Benjamin Constant, de origem alemã, está completando 115 anos. O colégio aproveita as comemorações dessa data festiva para anunciar seu novo Ginásio Poliesportivo, cuja inauguração está marcada para os dias 14 e 16 de janeiro do próximo ano.

Com 5.500 mil metros quadrados de área construída, o Ginásio contará com espaços para o desenvolvimento de atividades artísticas, como dança, música, artes e teatro, e para práticas esportivas, entre elas natação, futebol, vôlei, judô e basquete.

No local serão realizados também encontros de alunos, pais, ex-alunos, equipe pedagógica e colaboradores, por ocasião de datas festivas, a exemplo da festa junina, festa alemã, formaturas e confraternizações. Está prevista ainda no projeto de infraestrutura do ginásio a integração de um anfiteatro, com palco voltado para apresentações de danças e peças de teatro.

A proposta do colégio é formar os alunos, em parceria com a família, buscando o desenvolvimento de todas suas habilidades. A intenção é que eles sejam capazes de interagir com o mundo e a sociedade, de forma crítica e consciente e tendo o idioma alemão como a primeira língua estrangeira.

O ensino no Benjamin Constant abrange da Educação Infantil ao Ensino Médio. Na Educação Infantil a orientação pedagógica é buscar o resgate e desenvolvimento das funções cognitivas e sociais dos alunos, valorizando o ritmo próprio de cada criança. Para isso, a escola conta com uma equipe altamente qualificada para essa faixa etária.

No Fundamental os princípios de ensino são a constante atuação e intervenção pedagógica, para que o aprendizado de certas habilidades e conteúdos, necessários para a vida em sociedade, possam ser construídos e sistematizados de forma significativa.

Na proposta pedagógica do Ensino Médio há uma busca constante em acompanhar as transformações e necessidades do mundo atual. A meta é levar os alunos ao limite de suas potencialidades e ensiná-los a se adaptarem ao novo. Além disso, a escola prepara-os para os exames vestibulares, atendendo às exigências do currículo acadêmico.

O colégio possui um grupo de coral e dois grupos de dança tradicional alemã, o Infanto-juvenil e o Tanzfreunde, que se apresentam em vários lugares, como clubes, escolas, hospitais, instituições da rede pública e privada e até no Exterior. O coral conta atualmente com 100 alunos, sob a regência dos maestros Ângela Zucarelli e Leonardo Camargo.

O Grupo de Dança Infanto-juvenil é composto por 110 integrantes, entre 6 e 13 anos. O Grupo Tanzfreunde vem divulgando e mantendo, por meio da dança, a cultura alemã dentro de sua comunidade. Representando toda a alegria do povo alemão, mostra seu ritmo e técnica sempre respeitando a individualidade e limites físicos de seus componentes. Integrantes de 10 a 69 anos participam do Grupo. Essa turma de dança folclórica já realizou uma turnê de 22 dias pela Alemanha e Áustria, apresentando-se em seis cidades diferentes.

Compõem a infraestrutura do colégio: auditório, biblioteca, laboratório de Ciências, Biologia, Física e Química, Ginásio poliesportivo com piscina aquecida, salas de informática e de idiomas, espaço multimídia, playgroud, salas de judô e belos jardins.

Onde tudo começou

O Colégio Benjamin Constant iniciou suas atividades com 20 alunos, acomodados numa casa alugada da Rua Vergueiro. Quatro meses depois, já possuía sua sede própria, na Rua Domingos de Moraes, esquina com a Rua José Antonio Coelho. A partir daí foi se expandindo fisicamente para dar vazão ao crescente número de alunos. Hoje funciona na Rua Humberto Primo, 266, Rua José Antonio Coelho, 75, e Eça de Queiroz, 75, sedes que abrigam seus 1.345 alunos de educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A escola faz parte do programa PASCH – Escolas Parceiras de Língua Alemã e do WDA – Confederação Internacional de Escolas Alemãs. Com isso, espera expandir a cooperação com as escolas alemãs para fortalecer o ensino do alemão como língua estrangeira.

Desde 1982 participa do Programa de Escolas Associadas à Unesco, cujo objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalham pela cultura da paz.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!