Colégio da Rede Salesiana de Escolas realiza atividades pelo uso consciente da água

Iniciativa inspirou projetos interdisciplinares desde o ensino fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos(EJA) .

A escassez de água, a redução drástica de sua disponibilidade nos reservatórios e mananciais, a falta de chuvas e a necessidade urgente de economizar água tornaram este assunto pauta recorrente na mídia e entre a população. Motivado por essa temática, o Colégio Salesiano Região Oceânica, unidade da Rede Salesiana de Escolas em Niterói-RJ, está desenvolvendo, durante todo o ano, atividades de conscientização para a importância da água e seu uso consciente.

Recentemente, o tema inspirou uma campanha realizada com alunos do ensino fundamental. A campanha teve início em março. Num primeiro momento, todos os alunos do ensino fundamental da escola estudaram conteúdos relacionados ao tema “água”. Alguns dos materiais utilizados foram a Declaração dos Direitos da Água, estabelecida pela ONU em 1992, e a matéria com dicas de economia de água da Juntos no Pátio, revista da Rede Salesiana de Escolas.

Panfletos e cartazes

Após a etapa de pesquisa, as turmas do 3º ano do ensino fundamental criaram panfletos e ilustraram os trabalhos de forma divertida na finalidade de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de utilizarmos a água com sabedoria. O material foi construído como parte de um projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa (sobre tipos de textos) e de Ciências (sobre ecologia). Na saída da aula, os educandos distribuíram os panfletos para os pais, alunos e educadores.

Todo o ensino fundamental I refletiu sobre o tema também nas aulas de Língua Inglesa. Ao mesmo tempo que ampliavam o debate sobre a importância do recurso natural para o planeta, os educandos aprofundaram o vocabulário temático. Em seguida, criaram cartazes sobre a origem e o destino da água.

Confira as fotos:

Já os alunos dos 8º e 9º anos trabalharam o tema através de uma exposição artística com fotografias e recortes de revistas e jornais de flagrantes sobre o uso da água. A mostra de trabalho está aberta à visitação na biblioteca escolar e nos murais do colégio.

Atividades também na EJA

Os educadores da EJA (Educação de Jovens e Adultos ) do Colégio Salesiano Região Oceânica estão propondo o “Projeto Água”, que alia a uma visão interdisciplinar dos conteúdos didáticos ações práticas e inovadoras que promovam o uso consciente desse bem tão precioso. Ao longo do projeto os alunos são divididos em equipe e trabalham, de forma colaborativa, tópicos relativos ao uso inteligente da água.

A expectativa é encontrar soluções simples que possam ser usadas pelos alunos em suas casas, no próprio colégio e, quem sabe, pela comunidade, pelas outras instituições e pelo governo. Entre os tópicos de trabalho estão: captação e reaproveitamento da água da chuva nas residências e no colégio, conscientização sobre o consumo da água nas indústrias e residências, reciclagem para combate à poluição do meio ambiente, uso inteligente da água nas casas. O projeto será cumprido em etapas nos meses de março e abril.

“Falar sobre desperdícios e formas de economizar esse bem precioso com nossos estudantes torna-se fácil, uma vez que a realidade de grande parte deles acaba por impor, de forma cotidiana, soluções criativas e sustentáveis para suas casas. As experiências relatadas nos encontros dos grupos – que têm acontecido em até duas vezes por semana – nos dão a exata dimensão de que o período de seca atual não é culpa exclusiva de ‘São Pedro’. Mais que isso: eles começam a perceber que medidas adotadas em suas rotinas diárias estão servindo para, de alguma forma, melhorar o tenebroso quadro”, relata o educador Abdala Farah Netto, um dos integrantes da equipe da EJA na escola salesiana.

O professor também destaca que o projeto tem mostrado aos alunos uma visão abrangente sobre a situação, que não se limita à questão do consumo. “O trabalho de pesquisa que eles têm desenvolvido sobre o gasto excessivo de água pelas indústrias, pelo agronegócio e mesmo pelos vazamentos existentes nas tubulações, serve também para comprovar que o uso doméstico não chega a ser o ‘vilão’ da história, embora possa, sem dúvida, contribuir para dias melhores”, ressalta.

A conclusão do projeto está prevista para o dia 17 de abril, quando os alunos apresentarão seus trabalhos (maquetes, vídeos, protótipos, encenações, gráficos, etc) para os educadores, amigos e familiares convidados.

Veja as fotos:

A Rede Salesiana de Escolas

A educação salesiana está presente no Brasil há 130 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as dezenas de escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador.

Hoje, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino em todo o país. A RSE possui material didático próprio, elaborado de acordo com seus princípios educacionais. Mais do que um sistema de ensino, entretanto, o que se destaca na RSE é um projeto pedagógico-pastoral que funciona realmente em Rede e que envolve todas as escolas com o objetivo de formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela.