Colégio Ítalo, em Moema, incentiva crianças a aprender matemática brincando

Projeto propõe descomplicar a matemática desde as primeiras séries do ensino fundamental;

Jogos e brincadeiras desenvolvem o raciocínio lógico e a habilidade de cálculo mental e possibilita a compreensão de uma maneira lúdica e prazerosa.

Os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em Moema, aguardam ansiosos para assistir a aula de matemática. Uma cortina preta na entrada da sala de aula causa um suspense. Ao entrarem, os números e sinais nas paredes colorem a classe. O desafio é aprender multiplicação brincado, usando jogos, aplicativos, tablets e smartphones. O objetivo da aula é ajudar os alunos a assimilar a multiplicação.
“A resistência à matemática é natural, é necessário ir além da lousa e do giz. Por isso tornamos o ambiente descontraído, o que é ideal para introduzir conceitos, reforçar conteúdos e trabalhar uma dificuldade,” explica Carla Cascino Gomide, vice-diretora do colégio.

Jogos e brincadeiras
Para reforçar os conteúdos da matemática, o programa propõe uma variedade de jogos e brincadeiras. “Brincando, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e a habilidade de cálculo mental. Os jogos ilustram a aula, e o aluno aprende por um método lúdico e divertido”, afirma Carla.

No Bingo Matemático, a professora lê uma conta de adição, subtração ou multiplicação e fala para os grupos de jogadores, que marcam o resultado se o possuírem na cartela. Vence aquele que marcar todos os resultados corretamente.

Para entender a dimensão do metro quadrado, os alunos medem a área da escola utilizando folhas de jornal na medida de 1 metro quadrado. Na aula de fração, as crianças dividem frutas e chocolates entre os colegas.

Em aula dupla de artes e matemática, os alunos aprendem a classificação dos ângulos estudando os artistas que utilizam ângulos em suas criações. Para aprender adição, os estudantes simulam uma feira com o uso de aplicativos e colocam o aprendizado em prática ao fazer as compras em um supermercado.

Uma vez por semana, os alunos participam do Projeto Mente Inovadora da Mind Lab, que se baseia nos jogos de raciocínio e inteligência.
“Os jogos e brincadeiras propõem problemas desafiadores, levam a criança a investigar, descobrir caminhos e refletir para chegar ao resultado. É esta trilha que revela a construção do pensamento do aluno, onde está a sua real dificuldade, onde está o campo que a professora vai explorar com mais eficácia”, declara Carla.

Protagonismo
Os alunos também são responsáveis pelo próprio conhecimento. Na aula de multiplicação, são eles que pesquisam, selecionam e baixam os jogos em seus tablets e smartphones. Esta autonomia favorece ainda mais a participação e colaboração do estudante, e o coloca como protagonista no processo de aprendizagem. “Mais concentrados e participativos, a aula torna-se mais interessante e eficiente”, revela.

“Eu gostei mais do aplicativo Tabuada nas Nuvens, mas existem muitos outros,” explica a pequena Juliana Machado de Oliveira, 8 anos.

Entre outros, a aluna Sofia Nunes Rodrigues, 8, optou pelo Mater Puzzles for Kids, que contempla todas as operações da adição a divisão. “A matemática ficou muito mais fácil e legal”.

Sobre o Weducation
Além do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, criado em 1949 e que oferece cursos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o Weducation engloba outras escolas tradicionais de São Paulo – o Internacional Vocacional Radial, com unidades no Jabaquara e Santo Amaro, o Berçário Vila do Saber, em Moema e o Colégio Internacional EMECE (Pompeia).

O Colégio Mater Dei, o primeiro do mundo a sediar o Google Learning Space, é associado ao grupo. A escola possui unidades em São Paulo e em São José dos Campos.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.

Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.
No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.