Colégio Itatiaia desenvolve ações de conscientização ambiental em unidade sustentável da rede

Preocupadas com a preservação do meio ambiente, as escolas têm desempenhado um papel cada vez mais importante e ativo com as crianças

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido um tema bastante discutido, principalmente nas escolas, por uma simples questão de sobrevivência. Com o objetivo de conscientizar seus alunos e torná-los cidadãos engajados, Instituições de Ensino têm, cada vez mais, implantado atividades teóricas e práticas em sala de aula. Muitas delas, inclusive, procuram fazer uma verdadeira imersão das crianças em um ambiente sustentável.

“Além de ensinar e orientar, o ambiente escolar tem que servir de exemplo. Quanto mais as crianças e os jovens estiverem inseridos no contexto de preservação e cuidado com o meio ambiente, mais facilmente eles perceberão a efetividade destas ações e seus resultados”, explica Carmen Adriana, coordenadora pedagógica da unidade do Colégio Itatiaia em Moema.

Em atividade desde o final de 2011, a unidade em Moema do Colégio Itatiaia conta com cinco chafarizes utilizados e ligados durante as atividades pedagógicas e brincadeiras. Para não haver desperdício, a escola possui um método de reutilização de água que é usada para lavar banheiros e regar plantas. Toda a água da chuva também é armazenada em caixa d’água para esta finalidade.

*Sistema de chafarizes com método de reaproveitamento da água

A unidade conta com aquecimento solar no banheiro, dispensando a necessidade de utilização de chuveiros elétricos para que as crianças tomem banho. Carmen conta que ela foi toda construída com base em princípios ecologicamente corretos. “Além de economizar custos e recursos naturais, ajudamos a preservar o meio ambiente e a educar de forma mais ativa milhares de crianças”.

Mesmo com estes recursos, o colégio não dispensa as práticas e atividades mais comuns com os alunos, que também são de extrema importância no processo de educação ambiental. “Além das ações propostas em sala de aula, os alunos são constantemente estimulados, ajudando os educadores a regarem as plantas com a água de reuso e a preservarem o jardim, utilizando canecas ao invés de copos descartáveis, entre outras iniciativas,” explica Carmen.

As crianças também são educadas a tomarem algumas atitudes dentro de casa, principalmente neste momento de crise hídrica, como: tomar banhos mais rápidos, só abrir o chuveiro quando for se ensaboar, ao escovar os dentes, só abrir a torneira no momento do enxágue, desligar a luz dos ambientes e evitar ligá-la durante o dia.

De acordo com a coordenadora, é possível perceber os resultados práticos destas iniciativas. “Os pequenos tem levado cada vez mais a sério a questão da sustentabilidade. Muitos têm questionado os próprios pais com relação à economia de água”, conclui.

22 de abril – Dia da Terra

Comemorado no dia 22 de abril, o Dia da Terra foi criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylor Nelson com o objetivo de abrir discussões sobre a real importância do nosso planeta e conscientizar a população mundial a respeito da preservação do meio ambiente.

Também visa conscientizar a população mundial sobre os problemas de destruição e degradação do meio ambiente, além do uso não sustentável dos recursos naturais, e tantos outros aspectos que ameaçam a vida do planeta.

A ideia de criar este dia de conscientização sobre a importância da Terra surgiu depois de um derramamento de óleo no mar, que ocorreu em Santa Bárbara, no estado norte-americano da Califórnia, em 1969. O primeiro Dia Mundial da Terra contou com a participação de aproximadamente 22 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Sobre o Colégio Itatiaia

Com 34 anos de referência em ensino de qualidade, desde o berçário até o Ensino Fundamental, o Colégio Itatiaia oferece, por meio de um método de ensino inovador, aprendizado especializado aos seus alunos. Além da grade curricular, um dos grandes diferenciais é o curso bilíngue voltado para língua e cultura japonesa. O curso também oferece a possibilidade de crianças japonesas aprenderem português.

O Colégio Itatiaia conta com professores experientes e capacitados para que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando assim suas habilidades e competências para que eles se tornem pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes. Para mais informações acesse o site www.colegioitatiaia.com.br.