Colégio Vital Brazil insere aula rotacional, proposta pelo ensino híbrido, na disciplina de português

Garantir resultados pedagógicos eficazes por meio do uso das tecnologias digitais tem sido uma estratégia didática buscada por equipes pedagógicas a fim de planejar aulas mais motivadoras e um acompanhamento mais rápido e personalizado dos alunos. Contudo, o emprego da tecnologia para além da busca rápida de informações, prevendo a utilização da vasta gama de aplicativos pedagógicos disponíveis, precisa ser coerente na intencionalidade a que se propõe, e não um mero fazer ou modismo.

Nesse contexto, o Colégio Vital Brazil (zona oeste de São Paulo) tem desenvolvido em algumas disciplinas a prática da aula rotacional, proposta pelo Ensino Híbrido – uma abordagem de integração das tecnologias digitais ao ensino, que possibilita que os professores obtenham informações personalizadas sobre o desempenho dos alunos e possam realizar melhores mediações, buscando um aprendizado potencializado e mais eficiente.

Para trabalhar os gêneros literários com os alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de modo a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, respeitando as dificuldades e os talentos de cada um, o Colégio decidiu inserir estratégias pedagógicas do Ensino Híbrido nas aulas de Português.

A partir da aplicação do modelo de Rotação – uma das possibilidades de combinação do uso da tecnologia com um conjunto de práticas integradas propostas pelo Ensino Híbrido para possibilitar que o aluno seja protagonista do seu aprendizado –, cada turma aprendeu um gênero literário diferente: o 3º ano estudou fábulas, o 4º ano, lendas indígenas, e o 5º ano, crônicas.

Durante as aulas, realizadas na biblioteca do Colégio, as crianças rotacionaram por diferentes “estações” elaboradas pelas professoras. No caso do 5º ano, por exemplo, que trabalhou com crônicas, as estações contemplavam a procura do significado da palavra “crônica” em dicionários e enciclopédias, o uso da internet para a realização de pesquisas acerca do gênero literário e a leitura de crônicas em jornais e livros de cronistas brasileiros renomados.

Em aula de Português, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Vital Brazil pesquisam o significado da palavra “fábula” no dicionário, leem alguns textos desse gênero literário e assistem à animação de uma fábula em tablets.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Teresa D’Angelo, “o Ensino Híbrido é uma proposta muito eficiente e interessante, pois, além de oferecer aos educadores estratégias e ferramentas que possibilitam que os estudantes tenham uma experiência de aprendizado mais personalizada, também sugere possibilidades de integração das tecnologias digitais aos conteúdos ensinados, a fim de aproximar a realidade escolar com o cotidiano dos alunos. Assim, cada criança tem a oportunidade de aprender no seu ritmo e da sua maneira, descobrindo as informações por conta própria, em vez de simplesmente recebê-las do professor, o que ajuda a criar um maior engajamento no estudo do tema proposto”.

Sobre o Colégio Vital Brazil

O Colégio Vital Brazil traz uma abordagem educacional focada na continuidade acadêmica dos discentes e na formação de valores por meio da excelência acadêmica, da transmissão de bases éticas e capacitando os alunos a se atualizarem pedagógica e cientificamente, a fim de responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sob acompanhamento pedagógico desde os primeiros até os últimos estágios da educação básica, o Colégio objeti va ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e, assim, ingressar nas melhores faculdades do País com uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos.

Mais informações em vitalbrazilsp.com.br