Colégio Vital Brazil "radicaliza"a Educação Física com aulas de skate

Além de proporcionar momentos de descontração aos alunos, o esporte aprimora suas capacidades motoras e os ajuda a desenvolver habilidades como equilíbrio e agilidade.

Sempre preocupados em proporcionar aos alunos atividades que ajudem a ampliar seus horizontes, a equipe do Colégio Vital Brazil (zona oeste de São Paulo) decidiu inovar, desta vez, nas aulas de Educação Física. No início deste ano, inseriu o skate em sua grade curricular para os Ensinos Fundamental II e Médio.

De acordo com a diretora pedagógica do Colégio, Suely Nercessian Corradini, o skate, que atualmente é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perdendo apenas para o futebol, apresenta-se como uma modalidade muito interessante na disciplina de Educação Física. “Além de chamar a atenção dos jovens por ser uma atividade divertida e diferente, que sai da rotina, o skate amplia seu repertório de movimentos, fazendo-os desenvolver habilidades como equilíbrio e agilidade, aprimora suas capacidades motoras e facilita o autoconhecimento corporal”.

A iniciativa partiu dos professores de Educação Física Larissa Wosniak e Alvaro Almeida, que levaram a proposta para a direção do Vital Brazil depois do sucesso das aulas ministradas de forma experimental no fim de 2014. “Em dezembro, quando poucos alunos ainda frequentavam as aulas, resolvi trazer três skates ao Colégio. Mesmo sem saber qual seria a reação deles, arrisquei. E o resultado não poderia ser melhor: eles adoraram!”, conta Larissa.

Após comprovarem o real envolvimento dos estudantes com a modalidade como possível conteúdo da disciplina e obterem aprovação unânime da escola quanto ao ensino do esporte, os professores solicitaram a aquisição de dez skates e dez kits de proteção, com capacete, joelheiras e cotoveleiras, o que deixou os jovens bastante entusiasmados. A aluna Shairah Figueiredo, da 2ª série do Ensino Médio, elogiou a iniciativa do Colégio: “Sempre sonhei em andar de skate, mas acho que, se não fosse pelo Vital, eu nunca teria essa oportunidade”.

Como foi estruturado o projeto

Para iniciar o projeto no currículo de Educação Física, os professores Larissa e Alvaro separaram os alunos em três níveis de conhecimento de skate: (1) Nenhum conhecimento/nunca praticou; (2) Conhecimento básico/anda sobre o skate, porém não executa manobras; (3) Avançado/executa manobras.

“Nas seis primeiras semanas, trabalhamos somente com os jovens de nível 1, com o objetivo de torná-los aptos a executar o que um aluno de nível 2 poderia fazer. A partir de então, as turmas tornaram-se mais homogêneas e a aula de skate foi aberta para todos, permitindo, inclusive, que um integrante do nível 3 ensinasse manobras básicas para o nível 2”, relata Alvaro.

O sucesso foi tanto que, após as primeiras aulas, os professores de Educação Física sugeriram aos estudantes que, caso tivessem skates e/ou acessórios, começassem a levar seu próprio equipamento para o Colégio. “Agora, a ideia é ampliar as possibilidades, permitindo o uso de outros tipos de skate, como o mini cruiser, o waveboarding, o longboard, etc. Mas sempre tendo em mente que o objetivo não é transformar os alunos em esportistas profissionais, e sim trabalhar o desenvolvimento de habilidades motoras de uma forma divertida e segura”, finaliza Larissa.

Sobre o Colégio Vital Brazil
Inaugurado em São Paulo no primeiro semestre de 2012, o Colégio Vital Brazil iniciou suas atividades com foco na continuidade acadêmica dos discentes e formação de valores por meio da excelência acadêmica, da transmissão de bases éticas e capacitando os alunos a se atualizarem pedagógica e cientificamente, a fim de responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sob acompanhamento pedagógico desde os primeiros até os últimos estágios da educação básica, o Colégio objetiva ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e, assim, ingressar nas melhores faculdades do País com uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos. Mais informações em vitalbrazilsp.com.br.