Com dez anos de história, Lanche&Co leva a transformação de hábitos alimentares para mais escolas

Empresa, que atende nove unidades escolares, beneficiando mais de 3 mil alunos, retoma planos de expansão após período pandêmico

Cerca de 20% das crianças e adolescentes matriculados na educação básica no Brasil estão em escolas privadas. São, ao todo, 9 milhões de estudantes, segundo o Censo Escolar 2022, produzido pelo Ministério da Educação. Mas frequentar uma instituição particular não significa que esses jovens tenham acesso a uma alimentação de qualidade no dia a dia.

Reverter esse quadro já é missão da Lanche&Co há uma década, e a empresa segue determinada a perseguir esse objetivo pelos próximos anos. A companhia foi criada por Lara Folster em 2012, quando a empresária se tornou embaixadora no Brasil do projeto Food Revolution, do chef Jamie Oliver. A ideia inicial veio do desafio de alimentar de forma saudável o próprio filho nos primeiros anos de escola, diante da competição com salgadinhos, docinhos e refrigerantes de seus colegas. Ela então montou um negócio para a produção em maior escala de lanches saudáveis, nutritivos e gostosos, que pudessem ser servidos a toda a escola.

Hoje, Lara tem três filhos e, para além deles, garante a refeição de 3 mil crianças e adolescentes da rede privada de ensino em São Paulo. “A alimentação adequada é essencial para o desenvolvimento dos pequenos. Isso implica na formação de hábitos saudáveis no dia a dia, boa parte dele vivido na escola. Por isso precisamos reforçar ali essa cultura, que deve se estender também à casa”, diz ela, que estudou no Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, de Nova York.

Para cumprir sua missão, a Lanche&Co tem cozinhas instaladas em nove unidades escolares. Nelas, são preparados diariamente alimentos seguindo um cardápio pré- planejado, pensado para uma alimentação balanceada. Há opções de café da manhã, almoço e jantar, a depender das necessidades de cada escola, além de lanches que podem ser servidos em sala de aula ou em cantinas. No cardápio, há do clássico arroz com feijão a hambúrguer e sushi, porém preparados com ingredientes in natura, orgânicos e sem conservantes. Sem falar em sucessos como o bolo de abobrinha com gotas de chocolate orgânico, e um brownie de espinafre com cenoura.

Para o futuro próximo, Lara vislumbra ampliar o número de instituições atendidas. Atualmente, são sete escolas privadas de educação básica em São Paulo, além da Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), faculdade criada por sócios do banco BTG. Em 2021, a companhia deu origem a um novo braço, a Garden&Co, que prepara exclusivamente refeições ovolactovegetarianas para escolas adventistas – serão três unidades atendidas a partir de agosto. Em 2022, o faturamento do grupo foi de R$ 4,8 milhões, valor que deve aumentar 60% em 2023. Mas há ainda um mercado gigantesco a ser explorado, como mostra o Censo Escolar.

“Temos hoje uma fila de espera de escolas interessadas em nosso serviço, mas queremos expandir aos poucos, para garantir a qualidade de nossa entrega e também em respeito aos pequenos produtores com quem trabalhamos. É com respeito, principalmente, que criamos as condições para que a escola seja um ambiente alimentar seguro”, explica a fundadora.

Cuidados em toda a cadeia

A atuação da Lanche&Co para promover uma mudança alimentar não se restringe ao preparo de refeições. A reeducação passa por palestras e encontros periódicos com pais e alunos para falar sobre a importância do que é feito no interior de suas cozinhas. Também sobre por quem é feito: segundo Lara, a empresa tem uma preocupação grande em manter a saúde física e mental de sua equipe.

“Trabalhamos com muitas mulheres de periferia que ainda têm dificuldade em olhar para dentro de si mesmas. Cabe a nós dar espaço para o autocuidado para que elas possam também cuidar dos filhos de outras mulheres”, diz. Nesse sentido, a Lanche&Co tem ações com psicólogas e instrutoras de yoga. Também financia os estudos das funcionárias que queiram se qualificar mais.

Outra questão relevante é o esmero da empresa com a sustentabilidade de toda sua cadeia de produção, o que inclui a escolha cuidadosa de produtores parceiros, a diminuição do uso do plástico e descartáveis nas embalagens, e a preocupação com o destino final do lixo produzido. Para mitigar o impacto que causa, ainda que já seja minimizado, a Lanche&Co adquiriu um terreno de 4 mil metros quadrados para realizar recuperação ambiental do cerrado, com o plantio de árvores da mata nativa.

Sobre a Lanche&Co

A Lanche&Co é uma empresa que leva comida de verdade para instituições privadas de ensino. Para isso, prioriza alimentos orgânicos, comprados de produtores parceiros, preparados com criatividade por cozinheiras da casa e servidos frescos para crianças, jovens e adultos. Há 10 anos no mercado, hoje a empresa tem nove cozinhas operando em escolas e uma faculdade na Grande São Paulo.