Como a inteligência artificial pode ser uma aliada ao marketing de resultados para sua instituição

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade cada vez mais implantada por empresas, e a previsão é apenas de crescimento. Segundo uma pesquisa de mercado encomendada pela IBM, empresa de inovação tecnológica em IA, 41% das empresas brasileiras já estavam implementando ativamente a tecnologia até o final de 2022 e 34% relataram já estarem explorando o uso da ferramenta.

Dentre as diversas funções corporativas que a Inteligência Artificial passou a exercer, o Marketing de Resultados é uma área que está passando por transformações por conta dessa tecnologia, que possibilita a automação e otimização de processos, além de fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.

Kenneth Corrêa, entusiasta de IAs e do Metaverso, além de diretor de planejamento e performance na 80 20 Marketing, explica que a tendência para essas aplicações é uma evolução constante, à medida que as tecnologias de IA se tornem mais sofisticadas e mais integradas às atividades cotidianas. “As empresas que souberem aproveitar esse potencial poderão proporcionar experiências ainda mais relevantes e atraentes para seus clientes, fortalecendo assim sua presença de mercado.” diz.

Kenneth Corrêa, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e entusiasta da Inteligência Artificial, afirma que a tecnologia pode prever o comportamento do consumidor e gerar conteúdos personalizados

O papel da IA no Marketing de Resultados

Atualmente, alguns dos usos mais relevantes para a Inteligência Artificial nessa área são:

1. Personalização: A IA permite oferecer experiências personalizadas para o cliente, direcionando conteúdo e ofertas relevantes baseado em seu histórico de interações, suas preferências e comportamentos.

1. Análise de Dados: A IA pode analisar grandes volumes de dados a partir de diversos pontos de contato do cliente com a marca, gerando insights sobre tendências de mercado, padrões de comportamento do consumidor e o desempenho de campanhas de marketing.

1. Automação do Marketing: A IA está sendo usada para automatizar diversas tarefas de marketing, desde a segmentação de públicos-alvo, disparo de emails, até a otimização de anúncios. Isso libera tempo para os profissionais de marketing se concentrarem em tarefas estratégicas.

1. Otimização de SEO: A IA também está sendo usada para melhorar o SEO, ajudando a identificar melhores palavras-chave, otimizando estratégia de backlinks e até sugerindo melhorias no conteúdo para aumentar a visibilidade nos motores de busca.

Com todas essas aplicações, Kenneth explica que a personalização dos serviços em grande escala e análise de dados avançada são benefícios que acompanham esse uso cada vez mais contínuo de IA. Com a análise em tempo real e a previsão de dados automatizada, os gestores de marketing têm em mãos informações valiosas que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, seja para ajustes em uma campanha em andamento ou para o planejamento futuro.

Conteúdo personalizado

Ao permitir a hiper-personalização, Kenneth prevê que as Inteligências Artificiais irão desempenhar um papel cada vez maior no marketing de resultados, proporcionando uma jornada do cliente e possibilitando um uso mais sofisticado de ferramentas como assistentes virtuais e chatbots. Com o aprendizado de máquina (machine learning), as IAs podem prever o comportamento do consumidor e gerar conteúdos, além de garantir a privacidade e conformidade com as regulamentações de dados.

Os benefícios da personalização por IA, segundo Kenneth, incluem maior engajamento dos usuários, por serem oferecidas ofertas e conteúdos mais relevantes, e com isso, aumento de vendas e ofertas direcionadas para clientes que já estão interessados.

“A tendência é que essas aplicações continuem a evoluir, à medida que as tecnologias de IA se tornem mais sofisticadas e mais integradas às nossas atividades cotidianas”, diz ele.

Kenneth Corrêa lembra que, apesar de todos os benefícios e resultados, é essencial entender como ela pode entregar valor real para a organização, e não esperar que mude tudo da noite para o dia. É uma ferramenta poderosa, mas sua implementação requer tempo, estratégia e planejamento, e uma expectativa irreal pode ser um desafio de implantação da ferramenta em instituições.

Kenneth Corrêa estará na Jornada de Marketing Educacional do GEduc 2024, no dia 05 de abril. Faça sua inscrição e não perca essa oportunidade: https://www.geduc2024.com.br/

O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento reunirá mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir o tema “Educação por essência: construindo trajetórias”. Serão três dias – de 03 a 05/04 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.