Como a escola pode abordar questões importantes como diversidade e respeito com as crianças

A sala de aula é um espaço aberto para muitas aprendizagens e descobertas. Ambiente rico, em que todos podem aprender e onde todos são estimulados para o desenvolvimento de suas potencialidades. Por isso, abordar questões importantes como respeito e diversidade com as crianças na escola é fundamental.

De acordo com Ayni Shih, Professora do Pré I do Colégio AB Sabin, de São Paulo, “o respeito à diversidade começa com a própria postura da escola ao definir seu currículo, que deve promover um ensino para todos, respeitando a individualidade de cada aluno e o seu tempo de aprendizagem”.

Nesse sentido, a fim de sustentar uma aprendizagem efetiva de todas as crianças e promover maior interação entre elas, eliminando possíveis barreiras, o AB Sabin trabalha com projetos que contemplam diversas áreas do conhecimento (disciplinas) e integram conteúdos.

“Isso ajuda a criar um ambiente educativo em que os alunos trocam experiências, confrontam significados e valorizam as diferenças pelo convívio com seus pares, respeitando as opiniões contrárias e aprendendo a argumentar e defender diferentes pontos de vista. Assim, atitudes agressivas e tensas são amenizadas, estabelecendo uma relação socioafetiva, participativa e colaborativa entre as crianças”, explica Ayni Shih.

O professor exerce um papel fundamental nesse contexto. Segundo a professora, “ele precisa ter uma escuta ativa e um olhar atento. Tendo como referência ‘As cem linguagens da criança’, de George Forman, nenhum movimento ou brincadeira dos alunos pode ser descartado, o professor precisa estar atento às diferentes manifestações apresentadas em sala de aula. Divergências e conflitos fazem parte da rotina, mas, ainda assim, as aulas podem, e devem, ser centradas no respeito e na cooperação mútua”.

Sobre o Colégio AB Sabin
Fundado em 2009, o AB Sabin foi criado para atender a uma crescente demanda do Colégio Albert Sabin, reconhecido por educadores, pais e alunos como uma instituição de ensino de qualidade. Localizado na zona oeste de São Paulo, o AB Sabin é totalmente adaptado para receber crianças da Educação Infantil. Além da estrutura, a escola tem como proposta pedagógica a condução dos ‘pequenos cidadãos’ à formação de valores que os direcionarão para a vida, com uma filosofia focada em distinções humanistas que desenvolvem a autonomia, o respeito e a ética desde cedo. Com espaços destinados à convivência humana e rodeado por áreas verdes, segurança e tranquilidade, integrando atividades de cultura e lazer às disciplinas escolares, o Colégio conta com 9 salas de aula, sala de leitura e ateliê de Arte, cozinha experimental, brinquedoteca, piscina aquecida, quadra poliesportiva e um mini bosque de 437m². Estes espaços permitem aos alunos momentos de sociabilização adequados à faixa etária e ao principal ideal da escola: o de criar descobertas. Mais informações: www.absabin.com.br