fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Como retomar o fôlego e ultrapassar os limites das impossibilidades?

Sem dúvidas, 2016 não foi um ano nada fácil. Muitos desafios surgiram para todos os segmentos, profissionais e para todas as pessoas. Poucos se beneficiaram e muitos foram perdendo o gás a cada passo dado contra o vento que soprava forte. Muitas mudanças ocorreram, muitos cortes aconteceram e na área da educação o movimento não foi diferente: desafios constantes e grandes polêmicas.

Crescemos, passamos por decepções, conquistamos objetivos, aprendemos com os erros, mas parece que sempre ficam alguns hábitos limitantes que insistem em fazer parte da nossa vida. Ou melhor, a gente insiste em ter em nossa vida hábitos que não são positivos, mas sim responsáveis apenas por frustrações.

Todo começo de ano fazemos a promessa de entrar no novo ciclo de braços abertos para as mudanças. Porém, no dia a dia, de fato, poucas transformações acontecem. E a pergunta que fica é como manter a motivação para seguir em frente e continuar sendo um educador excelente diante de tantos desafios? Como continuar exercendo esta missão tão edificante e transformadora?

Como já dizia um grande mestre taoísta, “Esteja sentado sobre a paz”. Isto é, não importa o caos que está lá fora, se você estiver em paz será mais fácil encontrar as soluções para cada desafio apresentado.

Para alcançar os objetivos e transformar comportamentos limitantes, é preciso agir com foco e atenção, com autoconfiança e determinação, gerando automotivação. Todos nós podemos ter um alto desempenho na nossa vida, conseguir um estado interno motivado, e nos manter focados nos objetivos. Dessa forma, é possível obter um equilíbrio que contribui para ultrapassar os limites dos hábitos a serem transformados.

Algumas reflexões merecem destaque e ajudam a enxergar que, se dermos o máximo de nós, o novo ano tem tudo para ser positivo.

  • As pessoas com alto rendimento reconhecem e trabalham para atingir equilíbrio entre os aspectos físico, mental, emocional e espiritual do ser humano, como um recurso essencial para criar uma vida pessoal e profissional de sucesso. Alinhar as intenções com as ações, as emoções com os comportamentos, reconhecendo o elemento espiritual presente em cada um de nós, leva à sabedoria da alma, realização dos resultados e prosperidade.
  • Aqueles que buscam tal equilíbrio sabem alcançar um estado interno no qual se atinge uma concentração intensa e automática, criando uma sensação interna de confiança e motivação. Por meio da concentração e da autorreflexão, pode-se atingir um nível de autoconsciência que possibilita controlar e direcionar os pensamentos.
    As pessoas focadas em realizar reconhecem o poder da atenção. Usam a concentração focada como instrumento para direcionar a mente nos objetivos e intentos importantes naquele momento, sem se distrair e agir de forma improdutiva.
    Muitos utilizam a exercitação mental para treinar internamente uma atitude ou comportamento. Educam a mente a imaginar e visualizar como eles querem ser e agir para fortalecer a experiência real quando precisar daquela ação e desempenho. Estarão, assim, mais preparados porque “aqueceram” os circuitos neurais do cérebro e criaram uma mentalidade vencedora.
    Concentrados no presente estão constantemente aprendendo com o passado e tendo a visão do futuro. Seguem focados naquilo que está ao seu alcance, como a sua preparação, formação, treinamento e aprendizado.
    As pessoas focadas em transformar hábitos limitantes cultivam as qualidades de persistência, determinação, expansão do poder interior para superar os obstáculos e não sucumbir às dificuldades.
    Todos os dias temos a oportunidade de redefinir e de nos reinventar, rever as decisões tomadas em algum momento da nossa vida, corrigir a rota e mudar de direção.

Todos nós podemos criar voluntariamente estes estados internos, transformar atitudes, treinar novas formas de pensar, de sentir, inovar a nossa maneira de agir, fortalecer uma mentalidade vencedora mesmo nas atividades cotidianas. Podemos utilizar e colocar em prática todo o nosso imensurável potencial, redirecionar o nosso foco, as nossas escolhas, e abrir a mente e o coração para as ricas possibilidades que a vida oferece.

Portanto, este é o momento de se reinventar e seguir exercendo o máximo do seu potencial enquanto educador, profissional, indivíduo e cidadão. Neste novo ano, permita estar sentado sobre a sua paz para ter, cada vez mais, sabedoria e garra para seguir na direção da sua missão em formar seres humanos cada vez melhores!

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação. Mestre em neuropsicologia, Eduardo é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como “Transforme seus Sonhos em Vida”, sua publicação mais recente.  www.edushin.com.br.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados