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Guia para Gestores de Escolas

Comunicação Corporativa e Assessoria de imprensa – As duas ações alinhadas resultam em ótimos retornos para as escolas

Por Carina Gonçalves

O mundo está mudando e muito rápido. Novas tecnologias e estratégias de comunicação, vendas e network nascem ou se reformulam a cada novo dia e quem não inova dificilmente alcançará seus objetivos. Como já dizia Albert Einstein “não podemos esperar resultados diferentes realizando as mesmas tarefas tosos os dias”.

Ao longo dos meses venho indicando dicas básicas sobre comunicação e marketing dentro das escolas, sempre com o objetivo contribuir para novas estratégias e resultados, além de ampliar a visibilidade da marca (nome e conceito), dos projetos (pedagógicos e extras) e dos profissionais. No entanto, para todas essas ações, volto a citar que se faz necessário a ajuda de profissionais capacitados e engajados nos temas e na realidade da escola. Desta maneira, tudo fica mais fácil e com grandes chances de conquistar sucesso, seja em comunicação corporativa ou assessoria de imprensa – grande aliada para chegar ao público-alvo por meio dos inúmeros veículos de comunicação (rádio, TV, Web, mídias sociais).

E, hoje, falarei sobre essas duas ferramentas de comunicação que, quando alinhadas, geram retorno positivo para as escolas e seus mantenedores. Trata-se de investimentos focados em resultados, mas não somente em “vendas” e sim na construção sólida de uma imagem corporativa além dos muros da escola e seus consumidores (alunos e pais). Conheça um pouco mais sobre:

Assessoria de Imprensa – Contato com jornalistas e formadores de opinião

O que é: tem como principal função expor a marca, produtos e serviços, de forma positiva e espontânea (não publicitária), para a mídia de um modo geral – impressos (jornais e revistas), digital (sites, blogs, portais), rádio e TV.

Quem faz: para conquistar resultados profissionais e com segurança sobre a imagem da empresa e de seus profissionais, é importante que um jornalista (formado e com MTB) seja responsável pela demanda de informações e negociações com a imprensa para evitar exposição negativa ou falha de informações desnecessárias que possam gerar efeitos contrários. Também, o profissional de comunicação fica responsável por intermediar o relacionamento entre jornalistas e fontes da empresa que o contrata para promover possíveis matérias, reportagens e, até, consultoria sobre determinados segmentos e temas.

Como funciona: o jornalista especializado em assessoria de imprensa estuda o cliente, planeja, elabora estratégias de divulgações, cria mailing list com os principais veículos e jornalistas de interesse, desenvolve releases (textos) com pautas e temas possíveis para chamar a atenção da mídia, depois encaminha via e-mail para os contatos que escrevem ou abordam os temas sugeridos, finalizando com ligações (follow-up) para convencer o jornalista a aceitar sua proposta e publicá-la com ou sem entrevista de seus clientes.

Resultados: facilita o ganho e manutenção da imagem positiva da empresa junto à comunidade profissional de seu meio atuante e de interesse, por meio de espaços conquistados (gratuitamente por articulações de pautas e matérias) nos veículos de comunicação de diferentes perfis.

Assessoria de Comunicação Corporativa – interna e externa:

Resumo: neste escopo, o profissional de comunicação atua em dois polos: comunicação interna e externa. Em ambas, a empresa é colocada a mostra para o público alvo (consumidores e colaboradores) por meio de estratégias de comunicação direcionadas. .

Comunicação Corporativa Interna:

O que é: conhecida, também, como endomarketing, a comunicação corporativa interna é usada para estabelecer padrões de linguagens entre os funcionários – fixos, colaboradores e ou terceirizados.

Quem faz: profissionais capacitados em transmitir pautas com linguagem universal, que atendam da presidência aos colaboradores de todos os departamentos.

Como funciona: por meio de treinamentos, uso de materiais didáticos e lúdicos, que são elaborados especialmente para contribuir na absorção de conteúdo, é criada estratégias de comunicação para a integração de equipes e padronização de linguagem.

Resultados: os colaboradores, fixos ou não, passam a adotar e respeitar as políticas internas propostas pela empresa, melhorando suas ações e, possivelmente, a dedicação em projetos corporativos – individuais ou coletivos. Entre alguns tópicos que podem ser desenvolvidos neste escopo, há conceitos estratégicos; comunicação institucional; stakeholders (informações para as partes interessadas); gerenciamento de crise; promoções institucionais e comerciais; ações culturais; pesquisas de auto-avaliação; entre outros pontos.

Comunicação Corporativa Externa:

O que é: conhecida, também, como comunicação institucional, este escopo vai além da visibilidade da marca. Contribui para a divulgação de valores, visão, missão, filosofia, histórico e propostas focadas para o público de interesse, para o mercado, o meio ambiente, entre outros pólos.

Quem faz: profissionais capacitados em transmitir pautas com linguagem universal, que atendam da presidência aos colaboradores de todos os departamentos.

Como funciona: por meio de estratégias de comunicação com foco para distintos públicos de interesse e propostas – fornecedores, consumidores, investidores, etc. -, criamos ações possíveis com fim de informar o público ou o mercado de atuação sobre a empresa e seus diferenciais, especialmente, com dedicação sobre a qualidade da informação que será passada, evitando efeitos contrários aos desejados pela empresa e seus diretores.

Resultados: a empresa, que utiliza este recurso de comunicação, se destaca em meio aos demais concorrentes, conquista espaço mercadológico e, também, pode se tornar preferência no gosto e na referência de qualidade vista pelo mercado de atuação e pelos potenciais compradores de serviço, produto e ou contratação de profissionais.

Se quiserem mais dicas e ou consultoria e serviços em comunicação e marketing, escrevam para o meu e-mail: [email protected]

Carina Gonçalves

É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing.

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