Comunicação na era da cibercultura
Colunas e Opiniões
Por Carina Gonçalves
Estamos na era digital, onde tudo é possível por meio de um clique, seja no computador, no tablet ou no celular. A cibercultura, advento predominante e excessivamente usada por todos, já foi muito comentada pelo filósofo e professor francês Pierry Lévy, que já dizia sobre a sua importância e os impactos que a sociedade poderia sentir a curto, médio e longo prazo. Se pararmos para analisar, a internet foi o meio de transformação mais radical, até o momento, na comunicação humana.
Parece que não somos nada sem essa tecnologia. Os negócios, a vida social e, principalmente, a comunicação tornaram-se cúmplices ou reféns desta ferramenta que, ainda, não está totalmente finalizada. A cada dia surgem novas formas midiáticas e, com elas, desafios que para os menos aptos ou não nativos tecnológicos, como as gerações de hoje, tornam-se um estorvo ou um estimulo para o crescimento. “Estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço nos planos econômico, político, cultural e humano” (Lévy).
Quando se pensa em comunicação para o ambiente escolar, é possível visualizar diversas maneiras de fazê-la. Cada vez mais as instituições se rendem aos benefícios da produção de conteúdo para sites, redes sociais, mailing, News Latter, whatsapp e, também, para o clássico e-mail marketing. Em comum, todos utilizam a internet como veículo de transporte para a mensagem chegar ao seu público alvo. No entanto, a falta de preparo ou discernimento sobre o que se deseja transmitir, aos pais e alunos, pode resultar em efeito contrário ao proposto no planejamento. Atenção redobrada e consultoria de profissionais experientes ajudam muito.
A comunicação pode parecer simples, mas em seu contexto geral é complexa e difusora de conceitos e opiniões que afetam direta e indiretamente vários pólos. Para trabalhar eficazmente com comunicação interativa, midiática e on line todos os cuidados básicos são importantes para que não ocorram ruídos (erros de interpretação) na mensagem e, em contra partida, resulte no objetivo final.
O ciberespaço está presente no cotidiano de cada um de nós possibilitando acesso fácil a informações de vários gêneros, relacionamentos interpessoais, realização de negócios financeiros, busca de empregos entre outros recursos. A cada dia a tecnologia avança dispondo no mercado produtos, serviços e máquinas cada vez mais rápidas, com preços variáveis e tornando mais fácil a compra do que há dez anos e que satisfaçam a necessidade individual de cada um.
Através do ciberespaço é possível visualizar todas as possibilidades existentes para tornar mais prático o cotidiano, viabilizando comodidade e tranqüilidade na resolução de problemas que dispensem a presença física de cada um de nós, especialmente se levarmos em conta o caos que hoje existe no trânsito das metrópoles. É impossível imaginar hoje o mundo sem os recursos do ciberespaço, comparando também como é difícil a sociedade sobreviver sem comunicação, seja ela on-line, impressa ou através da mídia.
Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]