Concurso de aplicativos desafia alunos a resolverem problemas do cotidiano escolar

O Concurso APPlica está disponível para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas conectadas ao Educacional, rede social educativa da Positivo Informática que desenvolverá o app e irá adicioná-lo às lojas para download

O Educacional, conjunto de soluções voltadas à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio criado pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, apresenta o concurso APPlica, elaborado para estimular os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas a ele conectadas a criarem um aplicativo que ajude a resolver ou simplificar algum problema do cotidiano escolar.  No concurso, os alunos são desafiados a desenvolver suas habilidades de forma criativa, inovadora e empreendedora. “O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, mas na hora de aplicar a tecnologia na escola, a maioria dos professores ainda é conservadora e fica presa ao material didático tradicional. Por outro lado, os jovens usam celular, tablet, conhecem e sabem usar tecnologia. Com esse concurso, pretendemos justamente aproveitar esse gosto dos alunos pela tecnologia para que eles criem soluções e passem de coadjuvantes a protagonistas”, diz Patricia Sprada Barbosa, coordenadora Pedagógica do Educacional.

As ideias serão analisadas por uma banca composta por Milton Lapido (A3S Serviços), Danilo Brizola (SnowmanLabs), Bruno Giardino (Apple) e Rogério da Costa (PUC-SP), que avaliarão critérios como ineditismo, adequação ao tema, legitimidade, qualidade técnica e coerência na apresentação.

Entre os dias 19 de agosto e 11 de setembro, na segunda fase do concurso, os participantes enviarão suas ideias em vídeo, texto, imagens e legendas e /ou em slide. “É nesta etapa que vamos conhecer os problemas, as soluções e as equipes ou os alunos que escolheram trabalhar individualmente”, explica Patricia.

A divulgação das três melhores ideias para aplicativos será feita no dia 23 de setembro. Os três projetos que se destacarem receberão certificados. A equipe ou o aluno que ficar em primeiro lugar poderá acompanhar o processo de criação e desenvolvimento do aplicativo e receberá como complemento ao prêmio a disponibilização do aplicativo nas lojas.

Sobre o Educacional:

Presente em centenas de escolas particulares do Brasil, o Educacional promove e facilita o aprendizado, organiza a rotina escolar e incentiva a interação entre os alunos e seus professores em um ambiente virtual e interativo, bem ao gosto da geração de nativos digitais. Para os educadores, o Educacional oferece apoio por meio de um conteúdo vasto e confiável, projetos colaborativos, rede social privada, aplicativos, oficinas, tudo com segurança e tecnologia de ponta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem e aprimorar a comunicação com os alunos. Para os pais, é um espaço privado e seguro que permite acompanhar a vida escolar dos filhos e interagir com a escola.

Sobre a Positivo Informática:

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, em Buenos Aires e na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 9 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br.

Criada há vinte anos, a Positivo Informática Tecnologia Educacionaloferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais, mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e  programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Positivo Informática Tecnologia Educacional em: www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional