Congresso de Educação Socioemocional reúne programação diversificada e oficinas para educadores

Gratuito e aberto ao público, evento apresenta entrevistas exclusivas com o psicanalista francês Charles Melman e o educador espanhol Jorge Larrosa; Roda de conversa mediada pela jornalista Glória Maria reúne personalidades como Conceição Evaristo, Emicida, Lilia Schwarcz, Lília Melo e Lucas Veiga

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida, programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas de todo o Brasil e parte do grupo Eleva Educação, realizará o 3º Congresso LIV Virtual: Sentir é Aprender nos dias 24 e 25 de agosto. Gratuito e aberto ao público, o evento traz importantes nomes do cenário nacional e internacional para conversar sobre aprendizados, sentimentos e emoções, e debater sobre paralelo entre aprender e sentir, apresentando as duas temáticas como indissociáveis e igualmente necessárias. As inscrições podem ser feitas no site https://www.congressolivvirtual.com.br/ e a transmissão será realizada pelo canal do LIV no Youtube.

Um dos grandes destaques desta edição acontecerá já no primeiro dia de evento, a partir das 17h: uma roda de conversa mediada pela jornalista e apresentadora Glória Maria com a participação de personalidades como a escritora Conceição Evaristo, o MC e escritor Emicida, a historiadora Lilia Schwarcz, a educadora Lília Melo e o psicólogo Lucas Veiga, reunindo diferentes visões, profissões e experiências de vida, para mostrar como o sentir e o aprender se conectam.

Logo após a roda, às 19h, o dia se encerra com uma entrevista exclusiva do psicanalista e escritor francês Charles Melman que, no auge dos seus 90 anos, discorre sobre o tema “Do que nossos adolescentes sofrem?”.  Considerado um dos principais seguidores do trabalho de Jacques Lacan e Sigmund Freud, Melman foi escolhido pelo próprio Lacan para ser um dos dirigentes da École Freudienne de Paris. É também um dos fundadores da Associação Lacaniana Internacional e autor de diversas obras de referência para a psicanálise.

No dia seguinte, 25 de agosto, a partir das 15h, o público poderá acompanhar diversas palestras relacionadas à educação, considerando o papel da escola ao lidar com a saúde mental da sua comunidade, como “A importância do acolhimento nesse retorno”, “Como está a saúde mental do professor?”, “Vulnerabilidade é potência”, entre outras. Às 19h, finalizando o evento, o educador espanhol Jorge Larrosa fala sobre “Como a experiência nos afeta na educação”. Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, e doutor em Pedagogia e membro de conselhos de redação e comitês científicos de diversas revistas internacionais.

Durante o congresso, as mais de 500 escolas parceiras do LIV também poderão participar de oficinas exclusivas ao vivo através de plataformas digitais. Elas acontecerão no dia 25 de agosto, a partir das 14h, abordando temas como “Práticas Antirracistas”, “Cuidado com o corpo”, “Inspirar para transformar”, “Inovação e tecnologia na sala de aula”, “Inclusão e PCD”, entre outras.

3º Congresso LIV Virtual
Data: 24 e 25 de agosto