Conheça o Sistema X de Xadrez Escolar

O Sistema-X de Xadrez Escolar apresenta a solução completa para o desenvolvimento do xadrez pedagógico na escola.

Baseado no conceito de jogos adaptados de xadrez, desenvolvido pelo próprio Sistema, as criança aprendem as regras do jogo através de variantes criadas de acordo com cada momento do aprendizado. Todas as atividades foram pensadas e preparadas com objetivos pedagógicos claros, definidos conforme a idade escolar, em conformidade ao que se estabelece na Base Nacional Comum Curricular. O projeto é focado em promover o desenvolvimento cognitivo, social e humano da criança através do estímulo à atenção, do respeito às regras, da elaboração de planos, do cálculo mental, relação de causa e consequência, disciplina, etc.

As soluções desenvolvidas pelo Sistema-X incluem os livros didáticos para cada ano escolar, os materiais de apoio como os chess cards, mural magnético para o professor e os jogos de peças em quantidade necessária para atender a todos os alunos da turma. A plataforma exclusiva do SX inclui a área do aluno com todas as aulas disponíveis em vídeo, pdfs dos livros e atividades organizados conforme o conteúdo do livro didático.

O próprio professor regente recebe a formação completa para ser o agente ativo no processo, podendo também utilizar os recursos disponíveis na plataforma e posicionar-se como um mediador em sala de aula.

O Sistema-X acredita que com a formação e acompanhamento corretos, o professor regente seja a melhor opção para o desenvolvimento do xadrez pedagógico.

Desenvolver habilidades e competências através do jogo é um trabalho que exige muito mais entendimento pedagógico do que técnico do xadrez.

Para familiarizar as crianças com as personagens dos livros didáticos do Sistema-X e complementar o trabalho com temas transversais, desenvolvemos os livros paradidáticos que são entregues e trabalhados em cada ano escolar. O objetivo deste conteúdo é cada vez mais aproximar o aluno do mundo de Tito e Garibaldi e vivenciar aventuras recheadas de situações que envolvem a ética, o trabalho em equipe, a recompensa pelo estudo e diversas abordagens norteadas pelas virtudes e valores que desejamos fortalecer nos nossos alunos.

A inclusão do xadrez no quadro curricular pode ser feita através de qualquer disciplina. Nossa proposta é a utilização de um tempo por semana dedicado ao xadrez. Seja como parte da matemática, educação física ou outra disciplina prevista no quadro curricular da escola, com uma aula semanal se desenvolve todo o programa previsto pelo Sistema-X.

Com experiência de 8 anos nas escolas, mais de 200 professores formados e 20 mil alunos atendidos, o Sistema-X de Xadrez Escolar evolui sempre com o objetivo de ser eficiente em sua missão: “contribuir para a evolução moral, intelectual e ética do cidadão através do jogo de xadrez”.

Leandro Conti – Diretor fundador do Sistema-X de Xadrez Escolar.