fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Conscientização Ambiental: Como inserir boas práticas sustentáveis no cotidiano escolar?

Por Rafa Ella Pinheiro / Fotos Divulgação

Os debates e as ações sustentáveis efetivas tornaram-se temas urgentes na atualidade. A criação de uma agenda sustentável tem ganhado força em todos os setores sociais, inclusive na educação. Dessa forma, é fundamental que a educação e conscientização ambiental, assim como a introdução de práticas sustentáveis, sejam incorporadas no cotidiano escolar e em todas as suas áreas, desde a gestão até o desenvolvimento pedagógico

O aumento dos debates sobre sustentabilidade anuncia (não só) uma preocupação intensa com o presente e com o futuro que nos aguarda, como também a conscientização educativa, os critérios de equilíbrio ecológico, a construção de um pensamento socioambiental e o cuidado plural que deve existir do ser humano com o espaço que ele habita e transita.

Inserida como um dos 17 objetivos na resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” e em vigor desde 1 de janeiro de 2016, a sustentabilidade foi colocada em um patamar de atenção e conservação mundial. O conjunto de 169 metas dos 17 objetivos contempla uma agenda envolvendo as áreas social, econômica e ambiental, assim como a implementação de projetos, a responsabilidade dos governos e a avaliação regular dos progressos.

Reconhecendo a escola como uma importante instituição social que atua diariamente na formação de cidadãos, é imprescindível que a gestão escolar, assim como o corpo docente e demais colaboradores/as, incluam a educação ambiental e as práticas sustentáveis no dia a dia – e não apenas em datas específicas ou em atividades pedagógicas pontuais. Dessa forma, tendo como foco ações práticas, neste especial compartilhamos reflexões e projetos que são trabalhados em diversos espaços educacionais. Confira!

Karla Lacerda – Educadora de formação diferenciada e diretora do Colégio Lumiar Unidade Santos

“Para inserir qualquer prática ou atividade no cotidiano escolar relacionada a atividades sustentáveis, temos que partir do princípio de que o estudante precisa ser convocado como protagonista desse processo. É ele quem vai conseguir, junto com os educadores, o tutor, o mestre e os seus colegas, olhar para as necessidades sustentáveis no momento em que ele está inserido. E conseguir estudar, pesquisar, viabilizar respostas autorais para esse contexto social que ele está vivendo. A primeira dica que dou é que a gente coloque o estudante no centro dessas decisões, dessas atitudes sustentáveis.

Para isso, o importante é fazer com que o estudante olhe para dentro da escola e o seu entorno. Por exemplo, tomar atitudes como adotar uma praça perto da sua unidade escolar e ali fazer ações que envolvam a comunidade. Não só a escolar, mas a local, para que atitudes sustentáveis sejam tomadas ali. Isso tem um impacto gigantesco não só para dentro, mas para fora do muro da escola. E aí está o sentido da educação: o educar para a vida não é para a vida do amanhã, mas a de hoje. Esse é um dos exemplos de boas práticas também.

E as boas práticas estão associadas aos hábitos que construímos no dia a dia. Desde o compromisso do estudante com o seu horário, com a escolha da sua vestimenta, seu estudo, seus projetos individuais e coletivos. Tudo isso passa por pensamentos e atitudes sustentáveis. Qual tipo de material vou utilizar? Qual preocupação social estou tendo? Que tipo de pesquisa estou fazendo? Todas essas atitudes cotidianas precisam estar envolvidas nessas reflexões sustentáveis. O estudante precisa ter, na sua prática diária como estudante, atitudes sustentáveis.

E cada vez que conseguimos que ele nomeie, quantifique, faça uma reflexão e até mude procedimentos de sua atitude cotidiana, estamos fazendo com que esse estudante seja sustentável, acima de tudo, em suas próprias ações. Que vão, com certeza, resvalar nas ações coletivas da escola, da família e da sociedade de forma geral. Então é colocar o estudante como protagonista, como autônomo e, principalmente, autoral nas suas respostas sustentáveis no mundo em que a gente vive hoje. É uma tamanha responsabilidade, que é dividida entre a escola e a família sempre.”

Karla Lacerda – Educadora de formação diferenciada e diretora do Colégio Lumiar Unidade Santos

 

Lígia Pinheiro Paganini – Coordenadora pedagógica dos Anos Finais das escolas Lourenço Castanho

“A sustentabilidade é um tema urgente a ser tratado na escola contemporânea. Diante das crises climáticas e dos acordos estabelecidos por diferentes nações, fica cada vez mais claro que o planeta é de todos e que cada ação impacta na vida de cada um, ainda que separados por grandes distâncias.

São diversas as práticas que podem contribuir para o desenvolvimento de atividades sustentáveis no ambiente escolar. Podemos começar, de forma mais ampla, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que hoje ditam ações mundiais para o combate aos problemas sociais aliado às políticas de meio ambiente na promoção de práticas sociais mais justas e eficazes. Trabalhar com projetos que estão conectados com diferentes ODS traz reflexões eficazes e efetivas aos estudantes que conseguem, em suas produções, projetar diferentes ações e perspectivas para o agora e o futuro.

Além disso, a dinâmica do dia a dia da escola com a implementação de uma política sustentável com toda a comunidade escolar é uma das formas mais eficientes de contribuir para o ensino e a vivência da sustentabilidade. O trabalho com os ‘3 Rs’ (reduzir, reutilizar e reciclar) de forma prática, como o incentivo às trocas de livros e materiais entre alunos de séries diferentes, a reciclagem de lixo, a compostagem dos resíduos das refeições, entre outros, são formas efetivas dos estudantes verem a sustentabilidade acontecer e, mais do que isso, fazer dessas propostas hábitos comuns dentro da rotina.

O melhor caminho é aliar teoria e prática para que as atividades sustentáveis ganhem maior significado e, acima de tudo, tornem-se parte da vida escolar. Desta forma contribuiremos não só para uma escola melhor, mas também para cidadãos mais conscientes e ativos nas transformações que o mundo precisa.”

Lígia Pinheiro Paganini – Coordenadora pedagógica dos Anos Finais das escolas Lourenço Castanho

 

Carolina Batista Pereira Frizon – Diretora da Escola Atuação

“Inserir práticas pedagógicas que envolvam a questão da sustentabilidade sempre é algo muito valioso e de fácil assimilação para os estudantes. Desde uma pintura com alguma planta, um alimento com algo reaproveitado, até um uniforme usado para um colega, se faz presente no dia a dia da escola; atitudes que comprovam que tudo pode ser reaproveitado se for trabalhado de maneira inteligente e com pensamento voltado ao futuro do planeta.

As práticas sustentáveis são de grande importância no processo pedagógico dos estudantes. Mais do que nunca, levá-los a este pensamento empático de futuro e preocupação com o entorno de si, leva a uma maturidade com relação a ação e reação do que faço no meu cotidiano. Em nossa escola, temos projetos voltados a isso, desde a reciclagem propriamente dita em sua essência até o reuso de papel enviado dos pais para a escola. Simples atitudes que fazem a diferença para o planeta.”

Carolina Batista Pereira Frizon – Diretora da Escola Atuação

 

David Almeida – Diretor Executivo de RI e Planejamento Financeiro da Inspira Rede de Educadores

“Em 2023, trocamos as válvulas dos banheiros de escolas da Inspira que estão no estado do Rio de Janeiro e em apenas um quadrimestre houve uma média de 38% de economia/redução no volume de água consumida, na relação entre a média de consumo em 2023 antes da instalação.

Também realizamos uma parceria com a ESGTech ‘Soma Vantagens’ para incentivar a conscientização ambiental e a destinação correta de materiais recicláveis. Com o Programa Recicle nas escolas, conseguimos coletar mais de 720 kg de resíduos com os alunos de São Paulo. Isso representa uma economia de mais de 66 mil litros de água e a redução de 1.490 kg de CO2 na atmosfera.”

David Almeida – Diretor Executivo de RI e Planejamento Financeiro da Inspira Rede de Educadores

 

Thiago Arikawa – CEO Key Links Interconnect

“O ambiente escolar forma os cidadãos e os novos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho que está sendo moldado cada vez mais em torno de assuntos ligados a sustentabilidade, questões climáticas e os mais diversos impactos socioambientais decorrentes das atividades das empresas. Em torno destas questões surge o ESG e as ODSs, por exemplo. A tendência deste mercado demonstra que ele vai exigir cada vez mais a visão e o comprometimento com estas questões.

Nossa proposta é que a escola tenha uma política que desenvolva uma cultura para boas práticas de ESG e sustentabilidade, e promova junto aos alunos um processo pedagógico e participativo, envolvendo aulas, pesquisa, discussões, palestras e demais atividades lúdicas e pedagógicas ligadas ao ESG com trabalhos para pesquisar em revistas, jornais, sites e redes sociais sobre o tema, entrevistas com lideranças locais, empresários, profissionais autônomos do bairro e os pais ou responsáveis. E alinhado a tudo isso desenvolver uma ação convocando para um trabalho voluntário de sustentabilidade com proposta de ação conjunta em ESG, onde a instituição adquire o selo e promove ações sociais e ambientais em conjunto com os alunos, envolvendo os profissionais da escola, fornecedores, a comunidade local, pais e educadores. As ações podem ser de arrecadação para plantio de árvores, onde os alunos podem se organizar e mobilizar um dia para eles mesmos realizarem este plantio. Se arrecadarem recursos podem destinar para soltura de animais ou doação para instituições que trabalham com o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Podem arrecadar alimentos, mantimentos e agasalhos e destinarem para instituições que trabalhem com população em situação de rua, mulheres, idosos ou crianças em situações de vulnerabilidade.

É um convite para agir! Uma ação transformadora para todos, principalmente para os envolvidos que irão passar de espectadores para agente direto, uma mudança de um simples voluntário para se tornar um importante protagonista.”

Thiago Arikawa – CEO Key Links Interconnect

 

Samuel Nascimento Nunes – Professor e Coordenador de Área (Biologia) do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima

“Inserir a sustentabilidade no cotidiano escolar como eixo norteador de práticas exige intencionalidade. Por isso, o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia, iniciou a implementação de práticas sustentáveis em projetos curriculares e transcurriculares. Essas práticas foram, muitas vezes, sugeridas pelos próprios alunos, que têm encontros regulares com professores e orientadores nos laboratórios de Biologia e Química para discutir ideias. Nessas conversas surgiram três projetos implementados com êxito.

Um deles é o ‘Projeto Sabão Limpinho’, que consiste no descarte adequado do óleo da cozinha do restaurante. Ele é transformado em sabão para ser utilizado na própria escola. Temos também a hidroponia (cultivo de hortaliças sem o uso de solo, apenas água e sais minerais, livre de conservantes), a coleta de água da chuva e a coleta seletiva. A água da chuva é usada na hidroponia e copos descartáveis são a base de sustento das plantas nesse cultivo. Desta maneira, alinhamos o aprendizado sobre descarte de resíduos de maneira adequada, reutilização, agricultura sustentável e nutrição. Ressaltamos que essas atividades não apenas ensinam habilidades práticas, mas cultivam um senso de responsabilidade ambiental e comunitária.

Outra maneira de aliar as práticas sustentáveis ao cotidiano escolar é a da mudança de hábitos orientada por meio de palestras, workshops, campanhas educativas e disciplinas curriculares que tratam da temática da sustentabilidade. No Ensino Médio, por exemplo, há a disciplina Vida e Sustentabilidade, na qual os alunos analisam o meio ambiente a partir da sala de aula, separando, por exemplo, o lixo em recicláveis e orgânicos.

É essencial envolver toda a comunidade escolar, incluindo educadores, colaboradores, alunos e pais gerando parcerias e engajamento. Essa abordagem holística não só fortalece o compromisso com a educação e sustentabilidade, mas também gera uma cultura que valoriza e promove a proteção e manutenção do meio ambiente que ecoa além dessa geração.”

Samuel Nascimento Nunes – Professor e Coordenador de Área (Biologia) do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima

 

Renata Corrêa – Diretora Pedagógica STELLA Escola

“A escola é um espaço modelo para a comunidade e sua rotina e suas práticas influenciam diretamente na sociedade. Isso faz com que a instituição de ensino seja o local certo para disseminar conceitos e tomar atitudes capazes de privilegiar a sustentabilidade ambiental. Desta forma é possível construir novos valores e atitudes para lançar as bases de um futuro melhor. Mais do que falar ou estimular os alunos a cuidarem do meio ambiente, é preciso praticar, no dia a dia, o que está sendo ensinado de forma participativa e essa coerência evidencia uma escola que contribui para a formação de pessoas conscientes.

A cada dia se torna mais comum lermos notícias sobre desastres, como falta de água, contaminação do solo, enchentes ou deslizamentos causados pela degradação do meio ambiente, por isso não podemos esquecer que a atual geração será o poder de tomar decisões para salvar o planeta.

Para que essa cultura seja trabalhada na escola, algumas atitudes, mesmo que pequenas, são realizadas:

  • Evitar o desperdício de água: como é essencial conscientizar a todos sobre a urgência de economizar água, fixamos mensagens que incentivem essa economia nos banheiros e bebedouros.
  • Economizar energia elétrica: usamos avisos próximos a interruptores e tomadas pedindo que apaguem as luzes e desliguem os ventiladores ao sair do espaço.
  • Reduzir o uso de papel: economizar esse material diminui o efeito negativo que o homem tem sobre a natureza, já que muitas árvores são derrubadas para a extração da celulose, por isso, trocamos a papelada rotineira por um sistema de gestão automatizado que permite a digitalização de relatórios, boletins, diários de classe, dentre outros documentos. Estimulamos o uso racional de papel de todas as maneiras. Imprimimos documentos somente quando for imprescindível. E os alunos usam toalhas individuais para lavar as mãos.
  • Implantar coletores seletivos: para dar destinação certa a cada resíduo produzido em seu meio, é preciso haver lugares determinados para as sobras e os resíduos. Adotamos coletores coloridos, com especificações e cores para cada tipo de lixo.
  • Cultivar uma horta coletiva.”

Renata Corrêa – Diretora Pedagógica STELLA Escola

 

Projetos interdisciplinares
Uma mistura de geociência, artes e sustentabilidade: essa foi a proposta do projeto “Pintura com solos do Cerrado”, realizado pelo professor Bruno Cardoso Silva, do Colégio Católica Brasília, que analisou a composição do bioma da região de Brasília de forma artística e social. Em síntese, o professor colheu amostras do solo, que é rico em diferentes pigmentações. Esse material passou pelo laboratório onde foi processado e virou uma pasta, com várias tonalidades, base para tintas naturais. Com essas tintas em mãos, os estudantes fizeram pinturas de animais típicos do cerrado e expuseram as obras no pátio do colégio. “A prática dos conteúdos de educação ambiental permite ao estudante vivenciar os problemas ambientais locais e dividir espaço geográfico com mais consciência e responsabilidade social e ambiental”, defende o professor de geografia.

O último projeto realizado misturou geografia com conceitos de eletrônica. Primeiro os estudantes montaram circuitos de papel, explorando eletricidade e seus componentes. Depois, estudaram a cultura dos povos Pré-Colombianos (8ª série) e Recursos Minerais (7ª série) e criaram desenhos, ilustrações e maquetes com o tema. Então integraram LEDs e circuitos nos trabalhos, transformando a experiência do aprendizado.

 

Criatividade e sustentabilidade

A marca Eu Amo Papelão realizou uma campanha inédita, nomeada de + Sorrisos nas Escolas. Um projeto voltado para crianças de 3 a 6 anos, no qual as crianças criam e se desenvolvem por meio de uma atividade lúdica de montagem e personalização de suas próprias cadeiras. Para a criação do projeto, foi levada em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando as temáticas: sustentabilidade e reciclagem, responsabilidade, criatividade, compreensão de questões estruturais e de montagem, desenvolvimento da motricidade, questões socioafetivas, autoconhecimento, entre outros. O projeto teve duração de uma semana e, ao final, a criança levava a cadeirinha customizada para casa, oferecendo também oportunidades para que elas compartilhassem o conhecimento adquirido na escola com sua família.

A Eu Amo Papelão criou um material pedagógico para os professores, propondo atividades e auxiliando na montagem da proposta junto aos alunos. Para a criação do projeto, foi levada em consideração a BNCC. O objetivo final do projeto foi tirar as crianças da rotina, aprendendo, fazendo, criando vínculos afetivos entre si, consigo mesmas e exercitando habilidades essenciais para o futuro. O projeto endossa a temática importante da sustentabilidade, reciclagem, o ciclo do papelão e outras informações importantes dessa matéria-prima. O projeto foi criado em 2019, com o objetivo de atender diversas escolas do Brasil, junto com o patrocínio de grandes empresas. Durante aquele ano, foi apresentado o projeto para ter início em 2020. Porém, com a pandemia, e sem escolas abertas, o projeto ficou em stand by durante o ano seguinte e início de 2021. Quando retomamos o projeto, fizemos um piloto com escolas do Rio Grande do Sul e São Paulo e o feedback foi muito bom.

Para reforçar ainda mais a propagação do cunho ambiental do papelão, o Grupo Mazurky amplia seu foco, expandindo a atuação além da produção de embalagens. A empresa comprou a marca e a operação da “Eu Amo Papelão”, negócio idealizado em Porto Alegre (RS), pioneiro e referência na fabricação de brinquedos feitos de papelão ondulado. “São brinquedos fáceis de montar e de desmontar, podendo, ainda, ser personalizados com tintas, canetas e lápis coloridos. O objetivo é proporcionar momentos agradáveis e de interação entre as famílias, tendo, ainda, seu papel no trabalho de conscientização ambiental com as crianças”, salienta o diretor Eduardo Mazurkyewistz, proprietário da Eu Amo Papelão e diretor do Grupo Mazurky. “São muitas as vertentes a serem exploradas pelo papelão. Estamos vindo de um alto consumo de embalagens e novas oportunidades surgem diariamente, por isso, estamos antenados e empenhados em acompanhar esse ritmo, as novas tendências de comportamento e as exigências dos consumidores, além de, claro, contribuir com as questões ambientais”, diz Mazurkyewistz.

 

Saiba mais:

Para conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e as principais atividades das Nações Unidas no país, acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados