Contação de histórias enriquece o aprendizado nas salas de aula

Contos e cantos auxiliam educadores no ensino e transmissão

de valores a crianças entre três e seis anos de idade

Ao unir a formação em educação musical à experiência nos palcos como atriz e cantora, Denise Venturini reúne diversas ferramentas de aprendizagem no espetáculo “Conto um canto, canto um conto”. Desde 2012, este projeto, criado pela Cia Vento de Inventar, percorre diversas cidades brasileiras, levando a arte da narração de histórias para milhares de crianças.

A cada escola visitada, o público infantil tem contato com três contos criados a partir das letras de consagradas músicas do cancioneiro popular brasileiro: A Gatinha Parda, Sapo Jururu e O Trem Ferro. Para tornar a experiência enriquecedora, Denise interpreta as histórias com voz falada e cantada, tocando ao vivo diversos instrumentos musicais, como violão, sinos e percussão. Por ser um espetáculo solo, a educadora criou um cenário compacto, mas capaz de surpreender os pequenos.

Ao longo da vivência, sugerida para crianças entre três e seis anos de idade, Denise dá vida a personagens divertidos, entre eles a bruxa Pica-Pau e o palhaço trapezista. Educadores e alunos são convidados a participar, enriquecendo a apresentação no papel de sonoplastas. “O retorno dos espectadores mirins é fantástico, revelando como estas aventuras musicais alimentam a imaginação infantil. Além de trabalhar a musicalidade, os contos transmitem valores como amizade, união e paz, entre outros, de forma lúdica e divertida”, afirma Denise.

Estes conceitos, como comenta a artista, podem ser debatidos em sala de aula antes da apresentação. Após o espetáculo, a discussão pode ser retomada e ampliada a diversas disciplinas. Para isso, a Cia Vento de Inventar lançou recentemente uma versão em CD do projeto, possibilitando que as crianças continuem em contato com as histórias na escola e em casa.

Sobre o projeto nas escolas: “Conto um canto, canto um conto”

O projeto firma parceria de exclusividade para o atendimento a escolas e secretarias de educação de todo o Brasil através da Eloin, Educação pela Experimentação (www.eloin.com). Dirigida por uma equipe multidisciplinar e com 14 anos de experiência no mercado de gestão educacional, a Eloin vem agregar valores ao espetáculo, levando junto com a apresentação ferramentas de trabalho práticas para a aplicabilidade dentro de sala de aula.

O objetivo desta parceria é somar esforços em busca de uma educação transformadora que se inicia na primeira infância. As histórias da maneira que são contadas permitem a ampliação do repertório, a investigação, o estímulo à leitura e ao contato com o universo literário, bem como a ludicidade e ao prazer de ser criança. Esta proposta prevê uma apresentação ao vivo da narração de histórias, que será acompanhada de distribuição do CD para os participantes e bate-papo sobre o processo de criação.

Sobre Denise Venturini e a Cia Vento de Inventar

Atriz, cantora e educadora musical. Começou a estudar música quando criança, sendo que seu primeiro instrumento foi o piano. Na adolescência, começou a cantar profissionalmente e estudar teatro. Formou-se como atriz no Teatro Escola Macunaíma e, como educadora musical, no curso de Educação Artística da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Ministrou aulas de música em diversas escolas, dirigiu musicalmente alguns espetáculos de teatro e trabalhou durante anos como atriz e cantora em renomadas companhias. Unindo as experiências com música e teatro, criou a Cia Vento de Inventar em 2012, voltada especialmente para a idealização e realização de projetos de música e teatro para o público infanto-juvenil.

www.ventodeinventar.com.br