Controlar as ansiedades de pais e alunos

Segundo a psicopedagoga da Escola De Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, de Porto Alegre, Raquel Liane da Silva, a fase de reconhecimento da escola para novos e antigos alunos é decisiva para o sucesso do ano letivo e a família deve estar atenta às reações da criança fora da escola servindo de suporte para o momento.

O ingresso da criança na escola (ou em uma nova escola) é uma experiência única e que merece especial atenção dos envolvidos – família, educadores e instituição. Para a psicopedagoga clínica e diretora da Escola De Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, Raquel Liane da Silva, a família deverá ser o suporte para este bom ingresso transmitindo segurança e confiança na instituição escolhida. Se os pais acreditam que aquela é uma boa escola para seu filho e que ali naquele espaço ele terá o complemento necessário de educação de que necessita, este sentimento será transmitido à criança e ela poderá enfrentar os novos desafios com maior tranquilidade.

“O período de adaptação escolar de uma criança envolve, num primeiro momento, duas facetas: a criança e a família. A criança deverá ingressar na escola e integrar-se às novas pessoas que ali estão (colegas, professores, auxiliares) e às regras que se impõe no novo ambiente, que, na maioria das vezes, são muito diferentes das existentes em seu lar”, destaca Raquel. “A ansiedade do aluno com o novo ambiente pode se manifestar de diversas maneiras: choro excessivo, recusa em ir à escola, agressões físicas ou comportamentos regressivos (por exemplo: voltar a fazer xixi na cama).”

Além da criança e da família, há a outra importante ponta deste triângulo – a escola. Esta deve ser acolhedora, transmissora de confiança e paciente neste processo. Afinal de contas, entregar-se aos cuidados de outro pode não ser tarefa fácil. “Pela nossa experiência, as primeiras semanas devem ser de muitas brincadeiras e ambientação, para que as crianças acostumem com a rotina pós-férias de forma lenta. Nosso primeiro dia de aula aqui na escola, por exemplo, foi de integração com os pais, salas decoradas com balões, muita música e até pipoca, e tivemos ótima reação das famílias”.

Confira algumas dicas importantes para o período de adaptação:

* Mesmo pequena, a criança normalmente entende tudo o que lhe é falado. É importante conversar sobre o que vai acontecer, passando sempre tranqüilidade e assegurando à criança onde estará e o que fará, em cada momento da adaptação.

* É recomendável que no 1° dia de adaptação a criança permaneça na escola por apenas uma hora e meia, em média. A educadora irá combinando com o responsável o tempo de permanência de cada dia e a necessidade ou não da presença deste, junto à criança.

* Procurar manter a frequência à escola, principalmente nos primeiros dias, de forma a não interromper o processo.

* Na adaptação, a criança deverá ser acompanhada pela mãe ou por outra pessoa com que tenha um bom vínculo afetivo. Porém, é importante que seja apenas uma pessoa e, se possível, sempre a mesma.

* É recomendável que a criança, na medida do possível e de sua fase de desenvolvimento, chegue à escola andando e de mãos dadas com sua mãe, pois, na maioria das vezes, esta postura na chegada facilita que a criança se solte do adulto que a trouxe e acompanhe a educadora em alguma atividade.

* Considerando-se as diferenças, o processo de adaptação de seu filho(a) poderá demorar tanto quanto for necessário. Toda a equipe estará à disposição para ajudá-los, auxiliando nas eventuais dificuldades e dando esclarecimentos em qualquer necessidade.

* Pais: não fiquem com nenhuma dúvida sobre os acontecimentos do dia-a-dia, alimentação etc, esclareçam com a professora ou coordenadora.

* É importante que neste período a criança traga consigo, se for necessário, objetos de apego (bico, paninho, um brinquedo de que gosta muito) e que permaneçam com ela, a fim de sentir-se segura.

$1·Os adultos precisam ter paciência e uma dose maior de tolerância nos primeiros dias, porém, regras básicas devem ficar bem claras, como por exemplo, não bater, não empurrar e não quebrar objetos nos momentos de raiva.

* Mesmo que a criança fique muito bem nos primeiros dias, é importante ter alguns dias de adaptação gradativa, pois muitas vezes, quando se dão conta de que irão todos os dias a escola e que estas têm regras diferentes das quais estava habituada, as crianças têm uma “recaída” e começam a chorar.