Coordenadora do ensino médio do colégio Albert Sabin, de São Paulo, dá dicas de como se preparar para o Enem

Com a proximidade das provas do ENEM – 08 e 09 de Novembro – a Coordenadora do Ensino Médio do Colégio Albert Sabin, Áurea Bazzi, compartilha as recomendações que o colégio faz aos alunos que vão prestar o exame. Localizado na zona oeste de São Paulo, o Albert Sabin ocupa, hoje, a 11ª colocação no ranking das escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012.

De acordo com a coordenadora Áurea Bazzi, as estratégias que podem ajudar os estudantes a ter um bom desempenho na prova dividem-se em três grupos: Estratégias de Aprendizado, Estratégias de Resistência Física e Estratégias Psicológicas.

Estratégias de Aprendizado

– Estudar contínua e gradativamente os conteúdos;

– Resolver as provas de anos anteriores;

– Participar de simulados;

– Ler jornais e boas revistas, principalmente para um bom desempenho na Redação.

Estratégias de Resistência Física

– Garantir, no mínimo, 8h de sono, principalmente no dia que antecede a prova;

– Fazer refeições leves tanto no dia anterior como no do próprio exame;

– Sair com bastante antecedência do horário da prova e entrar na sala em que está inscrito, pelo menos, 15 minutos antes do início;

– Levar água e alimentos leves (frutas, barra de cereais, etc.).

Estratégias Psicológicas

– Iniciar a avaliação pelo conteúdo que mais domina;

– Controlar a ansiedade e ser resiliente do início ao fim da avaliação;

– Administrar o tempo de resolução (cerca de 3 minutos por questão);

– Utilizar apenas 1h para a Redação, incluindo a elaboração do texto e passar a limpo na folha para a correção;

– Não se preocupar com as saídas antecipadas dos demais candidatos;

– Utilizar todo o tempo que tem direito: 4h30 no 1º dia e 5h30 no 2º dia.

Áurea ainda explica que o ideal é que o jovem se prepare para o ENEM durante os três anos do Ensino Médio, em vez de deixar para estudar apenas nas semanas que antecedem a avaliação. “No Colégio Albert Sabin, o preparo para o ENEM acontece continuamente no Ensino Médio, sendo que, na 3ª série, a partir do mês de agosto, a equipe pedagógica investe na revisão dos conteúdos, ação que contribui bastante para fortalecer o desempenho dos alunos”, diz.

Além de inserir questões do ENEM nas avaliações regulares que os estudantes fazem ao longo do Ensino Médio, o Albert Sabin também aplica simulados específicos para o exame e incentiva seus alunos a resolverem as provas de anos anteriores, a fim de ajudá-los em sua preparação.

Sobre o Colégio Albert Sabin

O Colégio Albert Sabin, fundado em 1993 e localizado no Parque dos Príncipes, zona oeste de São Paulo, tem como proposta educar desenvolvendo a personalidade por meio de ações pedagógicas dinâmicas, permanentemente atualizadas e humanistas, com o objetivo de formar cidadãos globalizados e capazes de contribuir para a evolução da sociedade. Para isso, estabeleceu quatro eixos que atendem o desejo de ensinar por meio de oportunidades: qualidade de vida; fluência em um segundo idioma; condições de acesso ao Ensino Superior e encantamento de pais e alunos. Seus diferenciais vão desde as amplas atividades extracurriculares, como futebol, basquete, handebol, voleibol, natação, balé, ginástica artística, judô, xadrez, teatro em português e em inglês, coral e línguas estrangeiras, até as atividades baseadas na conscientização da cidadania e da importância de cada um na contribuição para o progresso da sociedade. Mais informações: www.albertsabin.com.br