fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Cosan adota escola pública em São Paulo

A Cosan, empresa que atua nos setores de infraestrutura e energia, firma parceira de cinco anos com a Escola Estadual Professora Olga Benatti, localizada na Vila Prudente, zona sudeste da capital paulista. O objetivo é potencializar os investimentos públicos na escola, principalmente na qualificação dos professores, na gestão da escola e adequação da infraestrutura, tornando-a mais capaz e produtiva e melhorando o aproveitamento escolar dos alunos.

O Programa é de responsabilidade da “Parceiros da Educação”, uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2006, que promove e monitora parcerias entre escolas da rede pública, empresas e empresários. Todas as escolas inscritas no programa passam por uma avaliação conjunta e na sequência é elaborado um Plano de Ação Anual, que traça as prioridades de investimento.

Com 225 alunos matriculados (nos cursos do Ensino Fundamental II – de 6º ao 9º ano, e do Ensino Médio) em 2014, a Olga Benatti integra o rol das Escolas de Ensino Integral, com seus alunos entrando frequentando as aulas das 7 às 17 horas, com um currículo totalmente adaptado para o dia inteiro. Para intermediar o projeto, foi escolhida Marcia Marino Villa Hutterer, professora aposentada com mais de 35 anos de experiência na rede pública.

“A empresa acredita no projeto e, como em qualquer outro investimento realizado, espera obter bons resultados. Não se trata de mero assistencialismo, os avanços serão considerados como conquistas, tanto para a escola, quanto para nós. Uma sociedade e uma economia forte não são possíveis sem cidadãos bem educados, habilitados, competentes e envolvidos. Para isso, devemos trabalhar juntos: escola, parceiros e a comunidade para garantir uma sociedade à altura das necessidades e desafios do nosso País”, esclarece Simone Soares, superintendente de Comunicação Institucional da Cosan.

A cada ano, o desempenho dos estudantes é medido por meio de avaliações externas independentes, um novo plano de ação é desenvolvido com a equipe gestora da escola. Um dos principais índices que medem o desempenho dos alunos é o IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo) e a expectativa da Parceiros pela Educação é que as medidas propostas pela parceria com a Cosan permitam aos alunos sempre superar a meta proposta pelo IDESP.

“A Parceria entre empresa e escola potencializa os investimentos públicos realizados na escola e fortalece a autonomia da gestão em nível local. Por meio de ações focadas em apoiar a gestão e toda parte pedagógica da Escola, a Parceiros da Educação monitora o desenvolvimento da parceria e acompanha os resultados ao longo do processo”, afirma Lúcia Favero, diretora executiva da Parceiros da Educação.

Lúcia ainda acredita que a participação da sociedade civil apoiando a educação pública tem se mostrado eficiente ao passo que as escolas parceiras têm apresentado, cada vez mais, resultados positivos e crescentes. “A atuação dos executivos  da empresa parceira faz toda a diferença, oferecendo sua expertise em gestão de negócios aplicada ao universo da educação com objetivo principal de melhorar a qualidade do ensino e o aproveitamento escolar dos alunos”, completa.

A rede pública estadual de São Paulo conta com mais de 5.500 escolas, sendo considerada uma das maiores redes públicas do mundo. As escolas com menores índices de qualidade estão nas periferias das grandes cidades. Em 10 anos de atuação, a instituição já atendeu 246 escolas públicas, beneficiando cerca de 150 mil alunos. Atualmente, 169 escolas estão sendo atendidas.

 Sobre a Cosan

Com foco em energia e infraestrutura, a Cosan atua em setores estratégicos para o desenvolvimento do País por meio das empresas: Rumo, de logística integrada; Radar, de gestão de terras agrícolas; Comgás, de distribuição de gás canalizado; Raízen Combustíveis, de distribuição de combustíveis, Raízen Energia, de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica; e Cosan Lubrificantes, que produz e distribui lubrificantes, entre outros produtos automotivos. Comprometida com resultados de alta performance, que construam valor para os seus clientes, funcionários, acionistas e sociedade, a Cosan gerou receita líquida proforma consolidada de R$ 9,5 bilhões no segundo trimestre deste ano ante os R$ 8,7 bilhões registrados em igual período do ano anterior.

Sobre a Parceiros da Educação

Criada em 2006, a Parceiros da Educação é uma Associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que promove e monitora parcerias entre empresas/empresários e escolas da rede pública.

A Parceiros da Educação leva à educação pública a experiência e determinação dos empresários para complementar o contínuo desenvolvimento da educação pública brasileira em direção a eficiência e orientação por resultado, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro. A Parceria potencializa os investimentos públicos nas Escolas, tornando-as mais capazes e produtivas, com um objetivo central: melhorar o aproveitamento escolar dos alunos.

Sobre a Escola

A E.E. Profa. Olga Benatti foi criada em 1961, com o nome de Grupo Escolar Vila Bela, tendo sido atribuído o nome patronímico em 1972, de Professora Olga Benatti, em homenagem à professora alfabetizadora da própria Unidade Escolar.

Por estar presente há muitos anos no bairro, a escola tem diversos moradores que estudaram nela e até na atualidade recebe muitas visitas de ex-alunos, que passam a fazer parte da história do bairro. A demanda escolar atendida pela unidade vem de duas comunidades próximas, Morro do Péu e da Vila Prudente, com alunos de classe socioeconômica baixa. Por tratar-se de Escola de Tempo Integral, oferece não só a aprendizagem, mas espaço para que os alunos permaneçam em atividades durante todo o dia.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados