fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Crianças confeccionam instrumentos musicais e adereços da cultura popular para Festa Junina 

Aberto ao público, o tradicional ‘Arraiá’ do São Luís terá a participação do grupo musical Romanço e várias atrações para toda a família

Os alunos de Educação Infantil do Colégio São Luís já iniciaram os preparativos para a 25ª Festa Junina, que ocorre no dia 13 de junho, das 9h às 22h. Desde abril, as crianças entre 2 e 6 anos, participam de oficinas para confecção de instrumentos e adereços, aulas de canto, além de uma imersão na cultura popular brasileira.

Segundo Eloiza Rodrigues Centeno e Silvia Helena Andrade, coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil ao 1º EF, “nesta faixa etária é importante desenvolver ações para que as crianças possam além de se divertirem,  experimentarem uma integração entre as turmas com algo que tenha significado para elas e dessa maneira aprender sobre os elementos culturais e visuais dos festejos juninos,  tais como :as músicas, instrumentos, danças, cantos, possibilitando o  contato com essa manifestação cultural,  e assim  perpetuar as tradições culturais do nosso País”. 

As crianças produzirão os instrumentos e adereços, alguns deles com material reciclado. As turmas do infantil ao 1º EF apresentarão cirandas com músicas do repertório criado pelo Grupo Musical Romanço, que também está responsável por acompanhar e orientar na confecção dos adereços junto aos alunos, em parceria com a coordenação e os professores de música e artes do Colégio.

Fundado em 2007 como uma Banda de Cabaçal (banda de pífanos), o grupo desenvolve trabalho de pesquisa, composição e adaptação musical, tendo como base as expressões culturais populares de diversas regiões do Brasil. Em 2008, o dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, após um encontro com o grupo, sugeriu o nome Romanço, que se mantém até hoje.  

Na Festa Junina, os participantes poderão prestigiar uma apresentação ao vivo do Grupo Romanço, das 9h às 12h, com músicas de referências regionais, Boi Bumbá, cirandas, cocos, forrós e modas de viola.

O tradicional “Arraiá” do São Luís reúne cerca de 8 mil pessoas da comunidade, proporcionando lazer e diversão, além de arrecadar fundos para as obras assistenciais da instituição. “A festa junina é uma das manifestações mais esperada do ano, quando professores, alunos e toda comunidade participam desta celebração cultural, dando sua contribuição através das apresentações realizadas, quanto na organização, fortalecendo o convívio com toda comunidade do Colégio São Luís,” finaliza Eloiza. 

Haverá ainda, barracas de comidas caipiras e diversas brincadeiras, como pescaria, roleta, dado e boliche, além das danças típicas da expressão cultural brasileira, que ficarão por conta das turmas do Pré I, Pré II, Maternal I e II e 1º EF.

Do 2º ao 5º ano haverá apresentações de variadas danças, com a participação dos alunos.

O 6º e 7º ano do Ensino Fundamental mostrarão a aero dance (dança com aeróbica). E os alunos do Ensino Médio – diurno e noturno, apresentarão as tradicionais quadrilhas. Todas as apresentações serão no Salão Santo Inácio.

 Os interessados em participar podem comprar os ingressos antecipadamente (R$ 25,00) ou no dia do evento (R$ 30,00), na secretaria do colégio. Também será aceito cartão de débito na compra de ingressos, nas barracas de comida e nas brincadeiras.

 

 

            Colégio São Luís – Fundado em 1867, o Colégio integra a Rede Jesuíta de Educação. Tem como pilares de seu projeto pedagógico o aprendizado acadêmico e a formação cristã. Atualmente tem 2.500 alunos, entre crianças e adolescentes, do maternal ao terceiro ano do Ensino Médio (nos períodos diurno e noturno). Há, também, opção de período integral até o 5º ano e Período Estendido até o 9º ano do Ensino Fundamental. Mais informações www.saoluis.org

   

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados