Crise: é hora de se reciclar

Nesses últimos meses ouvimos muito falar em crise, instabilidade econômica, desemprego e muitas outras notícias que preocupam. Mas eu costumo dizer que são nos momentos difíceis que encontramos as melhores oportunidades de crescimento. Então, por que não investir no capital humano?

Agora é a hora. As escolas precisam enxergar a importância de ter uma equipe capacitada e especializada, conseguindo o verdadeiro ganha-ganha: a instituição se valoriza com um corpo docente acima da média, proporcionando um diferencial diante do mercado, e os próprios professores se renovam em suas áreas, melhorando não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal, afinal de contas, conhecimento nunca é demais.

Observem que isso não pode ser encarado como um custo, mas sim um investimento, pois essa iniciativa de agora trará retorno em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, esse início de ano é a hora perfeita para ir atrás de reciclagem, buscando novos produtos, conteúdos e serviços que possam enriquecer a grade curricular e o corpo docente concomitantemente.

De nada adianta obter tecnologia de ponta e tantas outras coisa que acabam encarecendo os custos para a escola e a mensalidade para os pais, sendo que os professores não estão preparados para receber essas novidades, acompanharem as inovações e fazerem jus a tudo o que está sendo oferecido de novo. Por isso da importância da instituição em se preocupar primeiramente com essa capacitação do seu capital humano, pra depois investir em produtos.

Os educadores, por sua vez, não podem encarar isso como uma obrigação imposta, mas sim como uma chance de aprender, crescer e se aprimorar, caso contrário, ficarão ultrapassados e, como já sabemos, não está fácil para ninguém esse ano. O melhor é arregaçar as mangas, enfrentar a situação e fazer o melhor para sair fortalecido.

Sendo assim, convido todos a pensarem juntos em uma ação diferenciada neste ano, com projeções para todos os próximos meses.

Reinaldo Domingos, mestre em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.