Crise hídrica: alunos do Colégio São Luís vão desenvolver ideias para consumo responsável

O projeto envolverá 176 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em um trabalho investigativo e tem como objetivo conscientizá-los sobre o problema

De março a junho, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Luís estarão engajados em uma das questões atuais mais importantes para a sociedade, a crise hídrica. Após sensibilização sobre o tema, as crianças, em média com 6 anos de idade, deverão buscar informações em casa e na mídia para compartilhar com os colegas de classe. Então, poderão sugerir ações para economia de água, que poderão ser incorporadas à rotina do Colégio.

Segundo Sílvia Helena Andrade, coordenadora pedagógica do 1º ano do Ensino Fundamental, o projeto da disciplina de Ciências visa desenvolver a consciência de que ações individuais refletem no bem estar coletivo. “Por meio da leitura de fatos atuais e da troca de informações, queremos sensibilizá-los para importância do consumo consciente da água, para que, desde pequenos, sejam agentes de transformação do mundo”, afirma.

O entendimento sobre a crise hídrica e suas consequências envolve desde a exibição de vídeos, que mostram o Sistema Cantareira antes e depois da fase crítica,  campanha interna e até a participação dos pais, em casa. Duas mães de alunos, que trabalham na Sabesp, conversarão com as turmas, para ajudar a aumentar a compreensão sobre o tema.

E um aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental, Henrique Curti, de sete anos de idade, apresentará às crianças a solução de economia de água compartilhada por ele e que foi colocada em prática no condomínio onde mora. A medida simples de captar a água do chuveiro com um balde, enquanto não atinge a temperatura ideal, já resultou em economia para os moradores do prédio de Henrique (em média de R$ 1.400,00/mês).

Em paralelo, como parte da disciplina de História e Geografia, os alunos receberão informações sobre consumo consciente e produção de lixo, com o foco em coleta seletiva e reciclagem. “Queremos formar indivíduos para uma sociedade crítica, que atuem de forma responsável para desenvolver um mundo melhor”, completa a coordenadora.

Colégio São Luís – Fundado em 1867, o Colégio integra a Rede Jesuíta de Educação. Tem como pilares de seu projeto pedagógico o aprendizado acadêmico e a formação cristã. Atualmente tem 2.500 alunos, entre crianças e adolescentes, do maternal ao terceiro ano do Ensino Médio (nos períodos diurno e noturno). Há, também, opção de período integral até o 5º ano e Período Estendido até o 9º ano do Ensino Fundamental. Mais informações www.saoluis.org