Cultura digital na escola de hoje e do amanhã

Ao falarmos em cultura digital é preciso ter em mente que não se trata apenas de instrumentalizar professores e alunos. É imprescindível que todos compreendam o que se pretende, quais os benefícios, a forma de utilização dos dispositivos digitais e ferramentas, e como os aplicativos e plataformas poderão favorecer a aprendizagem.

Portanto, não basta apenas ter acesso à internet e ao tablet ou chromebook, é necessário ter intencionalidade pedagógica. Isso é, olhar para além dos recursos e perceber que novos comportamentos, posturas e relações devem contemplar essa nova visão da escola em tempos digitais.

É importante ter em mente que uma mudança de cultura é algo que precisa ser construído coletivamente, especialmente quando falamos de instituição de ensino, já que envolve corpo docente, discente, famílias, colaboradores, fornecedores… toda a comunidade escolar deve estar engajada na transformação da escola, mas para que isso aconteça, a gestão escolar, principalmente, deve ter clareza de aonde quer chegar, de como quer que a escola seja reconhecida e qual aluno quer formar.

O ensino híbrido será o novo modelo de educação que teremos daqui para frente, isso está posto, até mesmo pelas instituições públicas que já estão se organizando para a mudança. Claro que obstáculos aparecerão e desafios serão enfrentados, e muitos, mas quem é educador vive sem eles?

Hoje, estamos experimentando uma escola 100% digital, como em qualquer modelo de ensino, alguns alunos se identificam mais, têm mais facilidades e outros menos, bem como os professores. Aos poucos as resistências estão sendo quebradas.

É preciso ter em mente que além das aulas remotas, os professores também estão enfrentando o estresse provocado pelo isolamento, a preocupação com a aprendizagem das crianças, a frustração em não atingir todos os estudantes e ainda assim, abrindo suas casas para seus alunos entrarem diariamente.

Os estudantes lidando com o ambiente familiar nem sempre tranquilo e propício aos estudos, com saudades dos amigos, com vontade de correr e brincar, e de dar um abraço na professora todos os dias na hora da entrada.

Todos os reflexos do momento devem ser considerados na hora de avaliar se essa ou aquela estratégia está tendo o efeito esperado, especialmente para não se julgar precocemente a viabilidade do recurso utilizado nesse momento tão adverso.

A escola do amanhã será muito mais aberta ao novo, enriquecida pelas ferramentas descobertas neste momento e, acima de tudo, pela consciência da importância do desenvolvimento da autonomia e outras habilidades que devem ser trabalhadas na escola.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nos aponta para a inserção da cultura digital na proposta pedagógica e no cotidiano dos estudantes, indicando a necessidade de desenvolver a habilidade de “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Com este conceito de cultura digital, a BNCC nos mostra que é preciso ir além e utilizar as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) de forma intencional e enriquecedora, ampliando as possibilidades de aprendizagem e oportunizando novas relações escolares. Neste sentido, direcionando o trabalho pedagógico do professor nas aprendizagens e não no ensino.

Ensino é aquilo o que ofereço e aprendizagem é o que fica para o estudante. Quando se trata de cultura digital, em que os educandos são autônomos, pesquisam e trilham sua própria jornada, o aprender vai além do ensinar.

Dentro da cultura digital, é possível considerar que os alunos podem desenvolver maior condição de autodidatismo e uma aguçada busca pelo conhecimento, protagonizando o ato de aprender, e tendo sempre o professor como norteador deste processo educativo.

A escola do amanhã é a escola que faz pensar, que acolhe os anseios dos estudantes, que os estimula e os impulsiona para novas descobertas, em que todos são aprendentes e ensinantes. Estamos a caminho desta escola, vamos juntos?!