Curso de liderança do colégio Santo Américo prepara alunos para o mercado de trabalho

Oferecer experiências que vão além dos estudos tradicionais é um dos objetivos do Colégio Santo Américo. Pensando em como preparar os estudantes para o futuro profissional, o colégio elaborou o Curso de Liderança Empresarial, atividade extracurricular para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

A atividade reúne 150 alunos e integra conceitos de administração, coaching e matemática financeira com técnicas de meditação e relaxamento. “O curso de Liderança Empresarial tem um objetivo abrangente. Queremos formar líderes diferenciados, com uma visão mais ampla sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Esperamos que os alunos tentem descobrir sua missão de vida, pensando em qual legado querem deixar para as próximas gerações”, explica o professor Marco Aurélio Loureiro.

O curso acontece após o horário das aulas. Na parte inicial, Loureiro conduz um processo de meditação e relaxamento para fazer a turma deixar de fora o cansaço, a aceleração e a desconcentração. “A transmissão de conhecimentos já começa nesse momento. Os estudantes podem utilizar diferentes técnicas de relaxamento para aquietar a mente quando têm de estudar e se concentrar nas provas”, observa o professor, que leciona matemática, tem formação em Coaching e em Ayurveda – Medicina Tradicional Indiana.

Na sequência, o trabalho é de Life Coaching, no qual os alunos, guiados por perguntas, vídeos e outras ferramentas, fazem uma reflexão voltada para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Com a Roda da Vida, por exemplo, sistema de autoavaliação originalmente idealizado pelos hindus, os estudantes dão notas de zero a dez a cada aspecto de sua vida. Depois, em relação às características em que percebem certo desequilíbrio, são levados a pensar em ações concretas para transformá-las, como começar a ler jornal a partir do dia seguinte se a questão é a falta de informação.

Entre os objetivos do curso estão incentivar os estudantes a refletirem sobre as características pessoais, buscar superar limitações e interagir com os demais, fundamental para uma boa liderança. “Aprendemos técnicas de diálogo que mostram, por exemplo, como causar uma boa impressão ou como convencer o outro. Isso vai nos ajudar no futuro e já pode nos ajudar no presente”, observa o aluno Antônio Diniz, do 1º EM. Já a aluna Thais Nagura, do 2º EM, conta que também estão aprendendo a interpretar os gestos das pessoas: “Às vezes a pessoa diz uma coisa, mas seu corpo está falando outra. Entendendo isso, podemos compreender a melhor forma de agir em determinadas situações, como, por exemplo, na hora de fechar um contrato”.

Noções de gestão estratégica e teorias de mercado também são apresentadas nos dois primeiros semestres do curso, oferecidos para as turmas do 1º ano. Nos dois últimos módulos, elaborados para os alunos do 2º, a discussão abarca identificação de oportunidades, captação de recursos, criação, gerenciamento e alavancagem de sistemas empresariais. João Felipe do Amaral, do 2º EM, relata que alguns conceitos transmitidos por Loureiro foram estudados por seu irmão no 5º ano de Engenharia: “O professor é bem preparado e tem muito conteúdo para passar. Explica com naturalidade e sempre faz links com outras matérias. Acho que esse curso vai ser um diferencial lá na frente”.

Para fomentar a atividade e dar suporte aos 150 alunos inscritos, o colégio investiu na organização de uma biblioteca específica composta por 30 livros, incluindo autores contemporâneos e clássicos, como Schopenhauer. Para Philippe de Revorêdo, do 1º EM, o curso está ensinando-o a manter o foco e priorizar seus objetivos: “Consegui me concentrar melhor nos estudos e conquistei o primeiro lugar no simulado”.

Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)

Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo prioriza, de um lado, a transmissão de valores religiosos e humanistas, visando à formação integral do aluno, e, de outro, a excelência acadêmica para preparar o estudante a prosseguir seus estudos nas melhores faculdades.

A escola destaca também em seu projeto educacional os esportes, as artes – em particular a música – e a tecnologia, além do período integral, que contribui para a formação global do aluno.

O Colégio Santo Américo conta atualmente com 1.868 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul.