fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Cursos, atividades e iniciativas celebram o Dia Mundial da Educação

Instituído em 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação que ocorreu na cidade de Dakar, no Senegal, o Dia Mundial de Educação simboliza o compromisso e a constante reflexão acerca de desenvolvimentos necessários para contemplar todos e todas que adentram (e permanecem) no sistema educacional. Hoje, 28 de abril, atravessando um período delicado por conta do novo coronavírus, separamos algumas dicas de atividades, iniciativas, webinários, cursos, guias, conteúdos e plataformas para celebrar essa data tão importante.

Confira abaixo a nossa seleção:

ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos)

A plataforma ISMART, que reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai muito além das salas de aula, decidiu disponibilizar até 30 de junho o acesso aos cursos de Linguagem e Matemática aos alunos da rede pública do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Para ter acesso ao conteúdo, os alunos devem acessar o site do ISMART (https://www.ismart.org.br/) e se cadastrar clicando no informativo referente à inscrição nos cursos gratuitos. Em caso de dificuldades para a realização do cadastro, os estudantes podem entrar em contato com o suporte da plataforma ([email protected]), com retorno em até 72 horas úteis. Para evitar problemas técnicos, a dica é utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, que são os mais indicados para realização das atividades da plataforma.

Para os alunos do 9º ano que desejarem saber mais sobre o ISMART – e também ter a chance se tornar um aluno regular do projeto –, é possível participar do processo seletivo, que está com as inscrições abertas até o dia 10 de junho. Serão mais de mil vagas para se tornar bolsista do ISMART Online, a inscrição é totalmente gratuita e deve ser feita pelo site: www.ismart.org.br

EDTECHS

Empresas que apresentam crescimento no setor trazem novas ferramentas digitais para alunos, desde simulado do Enem até aulas de inglês dos Estados Unidos.

A Really Experience (https://really.education/), escola sediada na Flórida, Estados Unidos, que dá aulas com professores americanos para brasileiros, inaugurou uma nova modalidade de cursos em sua plataforma. A escola, que já funcionava também a distância, passou a oferecer curso e aulas gratuitas durante o período de isolamento social. “Estudar e aperfeiçoar o conhecimento é a maneira mais inteligente de se resguardar em casa”, diz Édney Quaresma, CEO da Really Experience.

Outra empresa do setor também está estimulando que alunos e escolas sigam conectados durante a quarentena. Assim como o Enem, que acontecerá pela primeira vez na história em formato digital para alguns inscritos, a Evolucional (http://www.evolucional.com.br/), está levando para mais de 2500 escolas clientes da startup no Brasil o Simulado Online do Enem.  “É mais uma chance para que todos aqueles que irão realizar o Enem estudem e explorem ferramentas a seu favor”, diz Vinícius Freaza, Diretor de Inovação Pedagógica da Evolucional.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O instituto Oi Futuro lança em parceria com o Centro de Referência em Educação Integral (CREI) a segunda edição do Especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio, que reúne mais 20 metodologias inéditas criadas e testadas nas escolas do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação). Como evento digital de lançamento, o instituto realizará o webinar da série Papo de Futuro sobre o tema “Educação integral – Práticas inovadoras para o Ensino Médio”, no dia 29 de abril, às 19h, no canal do Oi Futuro no YouTube (https://www.youtube.com/user/InstitutoOiFuturo). A convidada do episódio será a educadora Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz.

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde incentivamos o potencial criativo e inovador de educadores e alunos para desenvolver soluções inspiradoras e acessíveis para toda a rede pública”, diz Carla Uller, gerente executiva de Educação, Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro. “No Especial apresentamos práticas idealizadas por professores a partir de demandas reais e da colaboração dos alunos, que trouxeram a visão e as referências culturais dos jovens.”

Também para esse Dia Mundial da Educação, o instituto de inovação e criatividade da Oi exibe online minidocumentário inédito sobre histórias de transformação pela educação, que conta a trajetória de dois jovens formados no NAVE: Iasmin, que aos 18 anos virou empreendedora social com a startup Mais Torcedoras, e Luca, universitário de Engenharia Robótica e Automação e mentor de tecnologia para jovens de baixa renda. Ambos cresceram em comunidades cariocas e conseguiram criar novos futuros para suas famílias e suas comunidades por meio da formação e da experiência que obtiveram no programa NAVE.

GUIAS PRÁTICOS

O Instituto Crescer (http://www.institutocrescer.org.br/), instituição que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores, disponibiliza diversos materiais que ajudam os docentes na utilização das novas tecnologias como ferramentas educacionais, como o programa “Crescer em Rede”, cujos guias podem ser baixados gratuitamente.

Com cinco edições disponíveis gratuitamente para download, os Guias Crescer em Rede foram estruturados para contribuir com um repensar coletivo das estratégias de ensino e das práticas docentes de professores de todo o país, a fim de melhorar a qualidade da educação e estimular o uso de tecnologias digitais. Os guias estão organizados em 10 a 12 encontros. A ideia é que, a cada encontro, os professores tenham a oportunidade de refletir sobre uma ferramenta tecnológica, conheçam seus recursos básicos e planejem estratégias de trabalho junto aos alunos.

Todos os Guias Crescer em Rede estão disponíveis de forma gratuita no endereço: www.cresceremrede.org.br/guia.php.

CURSOS LIVRES

O Ibmec, instituição de ensino superior, anuncia de forma inédita a chegada de sua plataforma de cursos livres gratuitos e online. Ao todo estão disponíveis 10 opções nas áreas de Liderança, Empreendedorismo, Inovação, Planejamento Estratégico e Mercado e Produtos Financeiros. Com carga horária de 10h, os cursos serão disponibilizados em vídeos com aulas ministradas por professores especialistas nos respectivos assuntos. Além disso, serão emitidos certificados para os participantes.

“O lançamento da plataforma de cursos livres online pelo Ibmec tem como propósito beneficiar todos os brasileiros com conhecimento acessível e altamente demandado pelo mercado de trabalho, reforçando uma de nossas principais missões: cooperar com o país por meio da educação”, destaca Reginaldo Nogueira, Diretor Geral do Ibmec SP e DF.

Os cursos já estão disponíveis e podem ser acessados em: https://www.ibmec.br/cursos-gratuitos#cursos-gratuitos

WEBINÁRIO

Com foco nos professores da rede pública, o webinário “Aulas EAD: Como preparar?” vai discutir desafios do processo de migração das aulas presenciais para o ambiente on-line, durante a pandemia. Promovido pela Saber, um dos braços de educação básica da Cogna, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências entre profissionais da área. Ele está marcado para esta terça-feira (28), às 18h.

Participam da discussão: Andressa Lopes, mestra e doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Elaine Vidal, mestra e doutoranda em Estudos de Linguagem, Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). A mediação fica por conta de Lauri Cericato, diretor da Saber.

O webinário é organizado pelo Edocente – portal mantido pelas editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual. Para participar, siga estes passos:

  1. Acesse o Link: https://bit.ly/3cLInh6
  2. Selecione o ícone ASSISTIR NA WEB (watch on the web instead)
  3. Selecione PARTICIPAR ANONIMAMENTE (Join anonymously). Esta opção é recomendada para os que não tiverem conta do Teams.

STARTUP EM CASA

Até 31 de maio, alunos, pais, mães e/ou responsáveis poderão aprender a desenvolver uma startup com impacto social, juntos. Trata-se do Startup in School Em Casa, edição que deriva do maior programa de empreendedorismo tecnológico

do país para escolas, o Startup in School (SiS), realizado há cinco anos pelo Google e pela consultoria de inovação social para a educação, Ideias de Futuro. As inscrições estão disponíveis no www.ideiasdefuturo.com/google. O curso é dirigido a estudantes do ensino médio e a alunos dos 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental. É necessária a formação de grupos com o número variável de 3 a 6 membros e a composição de 2 a 4 alunos + 1 ou 2 pais/mães/responsáveis pelos alunos. A participação de um professor-orientador é opcional.

Realizada em formato modular e 100% online, a iniciativa dará, às famílias, estudantes e professores, o acesso aos conteúdos e às metodologias do Startup in School (SiS). Ideação e Pesquisa, Prototipação, Modelo de Negócios e Apresentação/Pitch são os quatro módulos oferecidos por esse conteúdo. No ato da inscrição, os grupos precisarão escolher uma das categorias: Tecnologia Livre (para quem já conhece os fundamentos de programação ou desenvolve projetos com outras tecnologias) ou App inventor (para grupos que vão iniciar o aprendizado de programação de aplicativos).

“O SiS Em Casa é muito mais do que um curso online. Além de promover a interação pessoal de grupos, mesmo em um contexto de isolamento social, o programa será uma oportunidade para unir os membros da família em torno de um mesmo objetivo, com conteúdo acessível e atraente para as diferentes faixas etárias”, resume Jaciara Cruz, diretora geral da Ideias de Futuro.

LIVROS LÚDICOS

Livros interativos e lúdicos ajudam a entreter as crianças que estão em casa devido às medidas restritivas para conter o novo COVID-19, causado pelo coronavírus. Dessa forma, é importante pensar em opções seguras de entretenimento para os pequenos. Cenários lúdicos, livros para colorir e títulos sensitivos estão entre os que mais divertem as crianças. Além disso, há os livros práticos, que ensinam a cozinhar, desenhar e até costurar animais fofinhos. A Catapulta Editores (https://catapulta.net/pt/libros/listado/catapulta-junior) tem títulos de 0-4 anos; 5-8; acima de 8 anos. Os títulos podem ser encontrados nas principais livrarias do país, em lojas físicas e online.

PLATAFORMA COLABORATIVA

A Faber-Castell oferece, por meio de sua plataforma Co-laborando – que possibilita o compartilhamento de práticas entre professores –, roteiros pedagógicos para o ensino remoto elaborados pelos colégios Albert Sabin e Vital Brazil. O objetivo é permitir que qualquer educador e instituição de ensino pública ou privada do País utilize esses materiais para oferecer aulas on-line neste período de quarentena.

Criada como uma plataforma colaborativa, a Co-laborando existe desde 2017 e reúne planos de aulas, vídeos, textos de apoio, entre outras atividades escolares, enviados pelos professores cadastrados na plataforma.

Professores das escolas que desejarem acessar e utilizar o conteúdo disponibilizado ou contribuir enviando suas atividades devem acessar o site https://www.colaborando.net.br e fazer o cadastro. Na plataforma, os conteúdos da iniciativa serão marcados com o título AulaSolidária.

APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

Em comemoração ao Dia Mundial da Educação, o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, que integra o grupo Eleva Educação, lança, no dia 28 de abril, seu novo site. O objetivo é facilitar a aprendizagem socioemocional dentro e fora da sala de aula. A plataforma traz conteúdo acessível e gratuito para gestores escolares, professores, alunos e interessados em educação socioemocional. O site poderá ser acessado através do endereço: www.inteligenciadevida.com.br.

A plataforma reúne ebooks, webinars, conteúdos em texto, vídeos e áudios. Os materiais exclusivos foram desenvolvidos pela equipe interdisciplinar do LIV, integrada por profissionais com expertise nas áreas de Educação, Psicologia e Pedagogia. O novo site terá ainda a veiculação de entrevistas exclusivas com referências em socioemocional do Brasil e do mundo, tais como Howard Gardner, Edgar Morin etc.

Para este dia tão especial para a Educação, a curadoria de conteúdo socioemocional fará uma live com Caio Lo Bianco, idealizador do LIV, e Gina Vieira Ponte, criadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, iniciativa desenvolvida na rede pública de ensino Distrito Federal, cujo objetivo é promover a reflexão sobre histórias de mulheres que impactaram diferentes áreas da sociedade. A partir das 19h30, os especialistas vão debater, ao vivo, o tema “Ensino a distância para quem? O coronavírus e o acirramento das desigualdades entre alunos no Brasil”.

MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

O meio ambiente é uma temática potente para preparar crianças e adolescentes. Por isso, integrar o assunto ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) é crucial para a conscientização das gerações futuras sobre a importância da proteção da natureza para o bem-estar social.

Para auxiliar nesse processo, a Fundação Grupo Boticário, que atua há 30 anos em prol da proteção à natureza, desenvolveu a coleção ‘Meu Ambiente’. São dezoito livros paradidáticos, com referencial teórico e propostas de atividades (nove para professores e nove para estudantes). Em três anos, a coleção já alcançou mais de 30 municípios, auxiliando os estudos de quase 200 mil alunos e nove mil professores de todas as séries desse ciclo.

Em razão da pandemia, foi disponibilizada para download gratuito através do link: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/Paginas/Biblioteca.aspx?categoria=COLE%C3%87%C3%83O%20MEU%20AMBIENTE

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!