Desafios da Educação

Como não parar para refletir sobre os desafios que encontramos todos os dias com nossos alunos, seja no cuidado diário ou pedagógico, sempre somos desafiados a nos superar. Sabemos que cada indivíduo é único, dotado de características próprias que precisam ser consideradas no processo de ensino e aprendizagem, mas como podemos usar isso a favor dos alunos no dia a dia, um desafio enfrentado por todos os profissionais na educação. O conhecimento do que constitui cada aluno é muito importante e isso só se consegue observando pacientemente, analisando cada reação diante do que é apresentado, a curiosidade deve ser estimulada, pois pode ser uma importante aliada se usada da forma correta. Na maioria das vezes os professores acabam abrindo mão desta importante ferramenta. Quando uma criança demonstra interesse por algo que aparentemente não é pertinente ao assunto abordado os professores costumam repreender tal atitude ao invés de usar isso como gancho do que está sendo apresentado ou será em uma próxima aula. Aí está uma situação da rotina que precisa ser repensada e analisada, estamos observando nossos alunos adequadamente ou estamos sendo engolidos por uma prática mecânica que visa o todo, vale refletir na busca por um ensino de qualidade que respeite as características próprias de cada um.

tatiane martins

Tatiane Martins é professora de educação infantil em uma escola particular da zona sul de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Inclusão na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pós graduação em psicopedagogia.