Desenvolvimento da linguagem

Na Educação Infantil, a linguagem é um dos principais eixos para o desenvolvimento, formação, interação, orientação e construção de conhecimento e pensamento das crianças. Através de um trabalho realizado por meio da linguagem oral e escrita, permite-se a criança desenvolver e ampliar sua capacidade de comunicação e, principalmente, expressão, relacionada a quatro competências linguísticas fundamentais no processo: falar, escutar, ler e escrever.

Com a linguagem oral, a criança consegue comunicar suas ideias, pensamentos, necessidades e estabelecer uma relação interpessoal com os colegas de sala e familiares. Seu aprendizado está relacionado a um contexto, significado por situações vividas. Por isso, quanto mais as crianças puderem contar o que aconteceu em seu dia a dia, contar histórias, dar explicações, pedir informações, mais rápido elas desenvolverão a fala. Neste processo o papel da escola é importante para o conhecimento, porém, o papel dos pais em casa é fundamental para estimular e interagir com seu cotidiano. Pergunte-lhes como foi a aula, o que aprendeu, com quem brincou, o que comeu e peça para contar às outras pessoas da casa ou do convívio. Isso ajudará muito no processo da construção da fala e do pensamento.

Na linguagem escrita, acontece a associação do discurso oral com o escrito e isso dá-se desde que são pequenas, por terem contato com a escrita através de diferentes meios: livros, jornais, embalagens, revistas, computador, tv, entre outros. Com o intenso contato no dia a dia, a criança começa a perceber as grafias e letras, elaborando sua própria escrita. Com o conhecimento adquirido na escola, em sala de aula, o aprendizado das primeiras letras e na importância que a escrita possui no meio em que vive, elas podem evoluir de forma mais rápida ou mais lenta. Aos pais, cabe o incentivo na identificação e no desenvolvimento, através do auxílio na lição de casa, enviada pela escola e no estímulo da leitura.

Para a criança compreender melhor este processo de aprendizado, é fundamental que em casa o ato de ler, escrever e dialogar, principalmente em escutar o que ela tem a contar seja ativo e diário. Isso impactará diretamente em seu desenvolvimento e no complemento para o contato que ela possui dentro da sala de aula.

Importante lembrar que cada criança possui seu desenvolvimento e que comparações não são sadias, principalmente nesta etapa de formação. Manter contato direto com o professor de seu filho para trabalharem juntos e trocarem informações sobre o aprendizado e as dificuldades ajudará, trazendo resultados satisfatórios.  Caso haja dúvidas ou você perceba dificuldades maiores, procure um fonoaudiólogo que irá analisar e orientá-lo.

Para as escolas, a Impacto Saúde possui programa que conta com suporte fonoaudiólogo aos alunos, periodicamente. Quer saber mais informações? Entre em contato!

Eric Amorim

11 2937-8794  / 11 98436-1010