Dez dicas para estimular crianças a aprenderem fora do ambiente escolar

A escola é uma importante aliada, que junto com atividades desenvolvidas pelos pais, ajuda no desenvolvimento da criança

Tão importante quanto a educação formal é aprender fora do ambiente escolar. Vários lugares e recursos podem ser transformados em uma proposta pedagógica para as crianças.

É possível ensinar em um passeio em família, viagem ou durante os afezeres domésticos, brincadeiras e atividades em casa. A criança que é educada desta forma aprende naturalmente as questões do seu cotidiano, entende os porquês e desenvolve desde pequena seu senso crítico.

É o que explica Fabíolla Marques, auxiliar de coordenação do Colégio Itatiaia: “Pais que encontram oportunidade de ensino nos pequenos atos estimulam os filhos a pensarem e organizarem o raciocínio, tornando-os cidadãos mais conscientes, desenvolvidos intelectualmente e emocionalmente”.

O aprendizado além do ambiente escolar faz com que a criança coloque mais a mão na massa, tenha liberdade para escolher o que quer e como quer aprender e o mais importante: ela faz isso com prazer, seguindo seu próprio ritmo de aprendizado.

Os pequenos também se sociabilizam mais e com pessoas de diferentes idades, culturas, costumes e condições sociais. Aprendem a buscar conhecimento em museus, parques, cinema, além de livros, DVDs e na própria internet.  Com o tempo, o aprender se torna algo natural  e necessário no dia a dia.

A caneca com o leite é um exemplo, com ela é possível trabalhar noções de cheio e vazio, perto e longe, quente e frio. “Tudo na Educação Infantil é uma forma de aprendizagem. Com disposição e um sorriso no rosto, o adulto é capaz de realizar qualquer tarefa com diversão, desde lavar a garagem e o carro a fazer uma deliciosa receita de bolo”, complementa Fabíola.

Marques dá dez dicas de como estimular as crianças a aprenderem fora da escola:

Deixe a criança fazer o planejamento dos passeios

Comente e faça comparações entre filmes, desenhos e livros, incentivando-a a exercitar o pensamento crítico

Ao conhecer algum lugar, faça perguntas e estimule a curiosidade

Explore todos os sentidos possíveis: olfato, paladar, audição e visão nos passeios

Sempre que for passear, mostrar a beleza do local, mas também suas deficiências, fazendo a criança refletir a respeito da cidadania, do respeito ao próximo e da acessibilidade, bem como da preservação do meio ambiente

Misture temas como história, geografia, matemática, português, sempre que possível

Explore assuntos como economia. Mostre que é possível economizar tempo e dinheiro com passeios e, mesmo em casa, há maneiras de cortar custos, dando noções de economia doméstica

Aproveite para ensinar outros idiomas, sempre que possível. Pode ser através de filmes e músicas ou em letreiros de metrô, ônibus, placas, etc.

Não deixe a criança apenas no papel de aluno, aprenda com ela e deixe que ela também te ensine.

Participe! Seja parte da brincadeiras, seja  personagem de suas histórias. Aproveite os passeios junto com as crianças, criando um elo entre pais e filhos.

Ainda de acordo com a auxiliar, o papel da escola é fundamental nesse processo, pois, os educadores têm todo o preparo e a didática necessária para estimular e colocar em prática ações que as crianças podem fazer de maneira autônoma onde estiver, como ir ao banheiro ou colocar o sapato. Possibilitar situações que façam a criança agir por si só, faz com que ela desenvolva toda sua potencialidade, tornando-se mais criativa, independente e segura.

“O mundo está em constante movimento e a tecnologia tomando conta de tudo. É comum ver os mais novos ensinando os mais velhos a usar um celular novo ou outro aparelho eletrônico. O tentar de novo deve ser estimulado constantemente na Educação Infantil. Se a criança tem um brinquedo e sozinha descobre que apertando o botão toca uma música, por exemplo, essa ação é um incentivo de descoberta ao novo”, explica Marques.

Em cada passeio que fizer, os pais devem levar em consideração não apenas o lugar visitado, mas a atitude de aprender fora da sala de aula. As brincadeiras precisam ser exploradas ao máximo e sob todos os aspectos e, para aqueles pais que enumeram milhares de desculpas, como tempo e dinheiro, com o objetivo de justificar os poucos momentos que passam ao lado de seus filhos, vale a dica da auxiliar de coordenação do Colégio Itatiaia: “Para uma criança não importa o tempo da brincadeira ou do passeio, o importante mesmo é a qualidade daquilo que se está fazendo”.

Sobre o Colégio Itatiaia

Com 34 anos de referência em ensino de qualidade, desde o berçário até o Ensino Fundamental, o Colégio Itatiaia oferece, por meio de um método de ensino inovador, aprendizado especializado aos seus alunos. Além da grade curricular, um dos grandes diferenciais é o curso bilíngue voltado para língua e cultura japonesa. O curso também oferece a possibilidade de crianças japonesas aprenderem português.

O Colégio Itatiaia conta com professores experientes e capacitados para que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando assim suas habilidades e competências para que eles se tornem pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes. Para mais informações acesse o site www.colegioitatiaia.com.br.