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Guia para Gestores de Escolas

Dica — Animação de Festas

Matéria publicada na edição 41 | Setembro 2008 – ver na edição online 

Diversão e aprendizado

“Hoje vai ser uma festa. Bolo e guaraná. Muito doce para você!” Foi-se o tempo em que uma festa de aniversário precisava somente de muitos doces, como diz a música. Hoje, as festinhas trazem muito mais atrativos para a criançada, principalmente se comemoradas em escolas. Além da diversão, muitas instituições se preocupam em incluir elementos pedagógicos nesses momentos de descontração.

Shows de música, contação de histórias, palhaços, mágicos são algumas das opções das escolas para animar uma festa. O Centro de Educação Infantil Pequeno Reino, de Moema, zona sul de São Paulo, abre espaço para os pais dos aniversariantes prepararem a surpresa para os filhos.”Nós indicamos sempre um teatro de fantoches, que apresenta peças com temas educativos, escolhidos pelos pais. As crianças adoram”, afirma a coordenadora pedagógica Carmem Lúcia Montagna.

Nessas ocasiões, a escola se prepara para a festa. “Os pais contratam, nos avisam com antecedência e nós decoramos o refeitório, recebemos os salgadinhos, bolo e doces. A festinha acontece na hora do lanche das crianças, com convidados como os avós do aniversariante”, lembra Carmem.

A atriz Miriam Kass trabalha há mais de 10 anos com teatro de fantoches em festas. Ela explica que, nas escolas, se pode trabalhar com temas desenvolvidos em sala de aula, além de histórias clássicas: “Às vezes, os professores e os pais pedem para incluir assuntos como a mentira, para o caso de algum aluno estar mentindo muito, a preguiça, a natureza, as cores, a escovação dos dentes, entre outros.” E complementa: “As apresentações variam de 35 a 45 minutos. Apesar de as crianças estarem agitadas em uma festa, elas prestam atenção por que é um teatro que trabalha com a interação e usa o bom-humor de um boneco para divertir e educar. O boneco ‘Pulgão’, por exemplo, que apresenta os espetáculos, já é conhecido por muitas crianças.”

Mas, muitas escolas também fazem a própria animação, seja dos aniversários dos alunos ou das festas do calendário escolar. Na Escola Baby Arte Educação Infantil e Bercário, localizada no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo, cada turma realiza, no final do mês, uma festa para os aniversariantes, e nas datas especiais todas as salas trabalham juntas. “Nas festas de aniversário, utilizamos muita música e brincadeiras. Já nas datas comemorativas, desenvolvemos atividades pedagógicas. Na Páscoa, por exemplo, contamos a história da data, as crianças trabalham com a culinária. No dia das crianças,  fazemos gincanas e mostramos a importância do ato de brincar”, explica Ana Paula Sales, pedagoga da escola. Para a diretora da Baby Arte, Cláudia Anéas, os professores devem estar preparados para esse tipo de atividade. “Os educadores fazem cursos e oficinas como fantoches, pinturas e brincadeiras para que saibam divertir a criança de uma forma lúdica e para tornar o momento especial”, explica.

Apesar disso, Donizete Gonçalves, especialista em animação de festas, afirma que a maior parte das escolas que fazem animação por conta própria não trabalha de forma adequada. “Em uma festa, as crianças querem novas brincadeiras. Se os alunos estão sem os pais na escola, elas podem se assustar com um palhaço, por exemplo, e começam a chorar. Para fazer animação, o profissional precisa de cursos de recreação e possuir registro de ator circense”, finaliza Gonçalves.

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