Dica — Festas
Dicas para Diretores de Escolas
Matéria publicada na edição 27 | Abril 2007 – ver na edição online
Beleza e atrações para o sucesso da festa
Festa na escola é sinal de alegria e também de muito trabalho. Dia das mães, dos pais, festa junina, dia das crianças, são datas que merecem ser lembradas. Para receber com conforto e oferecer atrações adequadas para alunos, pais e convidados é preciso que a escola se prepare bem. Os cuidados devem começar com a decoração, transformando o ambiente escolar para a data festiva. Decorar com balões costuma dar ótimos efeitos. “O balão faz muita diferença num evento. Até em centros de mesa os balões são usados”, comenta Luiz Carlos da Costa Silva, decorador especialista em balões que já criou decorações para escolas como Pueri Domus e Gaivota.
Entre os efeitos que podem ser criados com balões estão os murais. Neles são reproduzidos os cenários e paisagens alusivas à festa. Também podem ser desenvolvidos painéis com imagens tridimensionais. Luiz comenta que a decoração da entrada, geralmente com arcos de balões, é montada bem perto do horário de chegada dos convidados. “A decoração deve ser feita preferencialmente em locais onde o sol não incida diretamente nos balões. Eles podem durar até uma semana quando não expostos ao sol”, afirma. O decorador comenta ainda sobre a antecedência com que a escola deve solicitar a decoração. Para projetar o desenho de um mural o ideal é que o serviço seja contratado de 30 a 40 dias antes da festa. “A decoração é transportada em caminhões quase que praticamente pronta para a escola. Chegamos só para fazer a instalação”, explica.
A locação de brinquedos também deve ser cercada de cuidados. Na opinião de Fábio Paschoal, que há 20 anos atua no ramo de produção de entretenimento, muitas vezes a escola tem dificuldades em mensurar a relação entre o número de crianças presente à festa e a quantidade de atrações que devem ser instaladas. “O brinquedo deve ter um bom fluxo de crianças para que não se formem filas grandes. Numa festa com filas todos saem insatisfeitos. Além disso, é preciso levar em conta que o brinquedo que chamava a atenção da garotada há 10 anos não é o mesmo que faz sucesso hoje”, constata. Fábio orienta que a escola procure atrações que atendam a uma boa amplitude etária, caso do bung-trampolim, do tombo legal e dos infláveis gigantes. “São brinquedos que agradam crianças dos 3 aos 10 anos”, diz.
Em relação à segurança, ele aconselha que a equipe da escola apóie os monitores da empresa contratada. “O staff da escola, trabalhando em parceria com o staff da contratada, é fundamental para controlar os alunos”, justifica. Fábio comenta que a escola deve ter bem definidos os objetivos e o público que irá atingir com o evento. “É possível organizar shows, um dia de aventura na escola ou comemorar os aniversários do mês. Sempre que a escola proporciona um evento, ela aproxima o aluno e a família da instituição”, finaliza.