Dica — Berçários

Matéria publicada na edição 45 | Fevereiro 2009 – ver na matéria online

As bases da  tranqüilidade, do conforto e da segurança

Criar vínculos com a mãe e proporcionar um ambiente tranqüilo para os bebês são dois pré-requisitos indispensáveis aos berçários. Esses espaços precisam cuidar bem de suas instalações, organização, higiene e da equipe de educadores e demais profissionais, para que possam transmitir segurança às famílias, avalia a psicóloga Ângela Carbonari, responsável pelo berçário da Escola Tarsila do Amaral, localizado na Água Fria, em São Paulo.

Os berçários atendem, em geral, bebês a partir de 4 meses de idade, muitos dos quais passam mais tempo no próprio local do que com os pais. Por isso, devem apresentar uma boa estrutura física, pedagógica e humana, para atender a todas as necessidades de desenvolvimento dos bebês, defende a psicóloga.

Do ponto de vista físico, as instalações devem conter ambientes distintos para os momentos da recreação, da alimentação, da higienização e do sono. “Temos uma sala de estimulação com dois ambientes, para crianças menores e maiores, com materiais que atendem a objetivos específicos, como tapetes com texturas diferenciadas para o desenvolvimento táctil do bebê e espelhos para o reconhecimento e a formação de seu esquema corporal”, descreve Ângela.

A escola oferece espaços próprios para o refeitório (com microondas e cadeirões), o solário, o fraldário (com cubas separadas para diferentes idades) e o “soninho”. Alguns berçários, como o Tarsila do Amaral Escola e a Escola e Berçário Fazendo Arte, no Jardim da Saúde, destinam um berço para cada criança e utilizam objetos (móbiles e roupas de cama) trazidos de casa, de forma a criar um vínculo com o ambiente familiar. Todos os ambientes precisam ser bem arejados e mostrar um cuidado constante com a higiene e a segurança, observa Ângela.

A psicóloga Silvana Mincovski Ussami, proprietária e diretora do Fazendo Arte, destaca ainda a necessidade de trabalhar o aspecto educacional, envolvendo o lado lúdico, afetivo, emocional e social das crianças. O aspecto assistencial, de cuidar das necessidades básicas, em que a higiene, a salubridade e a segurança são primordiais, deve ser acompanhado pela preocupação educacional já nesta fase da vida, observa Silvana. “O bebê é um ser em constituição, está desenvolvendo o lado emocional, afetivo e habilidades como a fala, a expressão corporal e a relação com a música. Precisa de um espaço leve, agradável e acolhedor, inclusive para a família.”

O Berçário Fazendo Arte também possui ambientes separados para os momentos do sono, da troca e da recreação. A sala da recreação, em vinil, disponibiliza brinquedos e materiais para trabalhar o movimento do corpo, a postura e a musicalidade, entre outros. “Os berçários devem oferecer um espaço arejado, com sol, higiênico e uma equipe bem treinada e com perfil ideal para lidar com crianças”, resume a psicóloga Silvana.