Dica — Auditório

Matéria publicada na edição 30 | Agosto 2007 –ver na edição online

Mais recursos para melhorar o ensino

Da mais simples sala de vídeo a um sofisticado auditório equipado com projetor multimídia, os recursos audiovisuais são indispensáveis para as escolas, funcionando como um importante espaço de aprendizagem. Um exemplo do bom uso que professores podem fazer de equipamentos audiovisuais é o da Escola Alpha Jr., instituição que atende o Ensino Fundamental I e II, localizada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. Este ano, a escola está trabalhando com os alunos o Projeto Amazônia. Na mesma sala, a escola conta com computadores e com TV e DVD. “Em todos os projetos sempre trabalhamos com DVDs ou CD-ROMs. Acreditamos que eles são valiosos instrumentos para o processo de ensino-aprendizagem”, diz Carmen Lúcia Assim, coordenadora pedagógica da Alpha Jr.

Carmen cita que a escola utilizou o filme Tainá – Uma aventura na Amazônia para ilustrar o projeto. A coordenadora frisa, porém, que não se trata de apenas programar uma seção de cinema para as crianças, mas que a professora tem a possibilidade de intervir na execução do filme. “A função básica do vídeo é motivar os alunos e ilustrar o que eles estão estudando. Os alunos fazem discussões durante o filme, com o auxílio da professora. Através do filme, eles aprendem sobre a vegetação da região, os recursos naturais da floresta e os animais ameaçados de extinção”, esclarece. Alguns filmes são comprados pela escola, outros alugados, e muitos também trazidos pelos alunos. “Os próprios pais indicam alguns materiais. Foi o caso de um site com muitas fotos da Amazônia que mostramos para as crianças”, conta.

Além de computadores, TV e DVD, para incrementar ainda mais os recursos audiovisuais à disposição dos professores e alunos as escolas podem optar pelos projetores multimídia, que projetam o conteúdo de um computador, TV, DVD ou videocassete em um telão. Atualmente, além de terem um custo mais acessível, os projetores estão mais práticos. Muitos se assemelham a um notebook e podem ser transportados facilmente para diversas salas da escola. A capacidade de luminosidade do projetor deve ser escolhida em função do tamanho do ambiente onde ele será usado e da iluminação do local. A capacidade de luminosidade do projetor é medida em ansi lumens. Um projetor com 1200 ansi lumens é mais fraco, portanto não terá um bom funcionamento em salas muito iluminadas. Já para uma sala com capacidade para 40 alunos, com cortinas, a potência indicada é de 1600 a 1800 ansi lumens. Geralmente, os projetores mais vendidos para escolas possuem até 3000 ansi lumens.