Dica — Brinquedos Educativos

Matéria publicada na edição 31 | Setembro 2007 – ver edição online

O brinquedo que educa

Os brinquedos educativos são fundamentais para o aprendizado. Até os 3 anos, eles estimulam a experimentação e, a partir dos 4 anos, promovem a interação com os colegas.  “Através das atividades lúdicas, a criança desenvolve a criatividade, inteligência, concentração, afetividade, autonomia e a capacidade de resolver problemas, além de trabalhar valores fundamentais como a importância de compartilhar e o respeito”, explica Ana Cristina Gubica, coordenadora pedagógica da Escola Projeto Crescer, localizada no bairro do Brooklin, em São Paulo.

A escolha dos brinquedos nas escolas leva em conta a segurança, a qualidade dos materiais e a faixa etária a que se destinam. “Eles devem estimular a participação do aluno no jogo simbólico, promover a interação e ampliar sua visão de mundo” diz Josiane Del Corso, coordenadora pedagógica da Escola Projeto Vida, com duas unidades em Santana e uma na Casa Verde, também em São Paulo.

É preciso evitar o preconceito. “As Barbies, consideradas bonecas que induzem ao consumismo, nas mãos das crianças são companheiras de jogo e auxiliam na compreensão das situações do dia-a-dia”, explica Ana Cristina. Já as armas, quando são montadas com peças de encaixe, devem ser vistas com cautela, pois a criança, neste momento, está trabalhando alguma situação ou sentimento.

As escolas renovam seus estoques de brinquedos de uma a duas vezes por ano e as peças usadas, em bom estado, podem ser doadas a instituições de crianças carentes, como faz a Projeto Crescer. “Às vezes, os próprios alunos participam deste momento”, conta a coodenadora.

“Para crianças de até 3 anos, os brinquedos precisam ser seguros e com partes grandes, pois elas levam tudo à boca como forma de experimentação”, ensina Josiane Del Corso. A lista inclui bonecos (de todas as etnias e gêneros), bichos de pano e pelúcia, túnel de tecido, tenda, casinha, blocos de encaixe, bolas, brinquedos de puxar, instrumentos musicais, caixas de papelão, garrafas pet, entre outros. “Dos 18 meses até os 3 anos, é importante trabalhar a linguagem, a compreensão de pequenas regras, compartilhar brinquedos, noção de tempo e espaço”, completa Ana Cristina.

Os alunos com idade entre 4 e 6 anos conseguem seguir regras, aguardando a vez de brincar. Preferem a parceria de outras crianças à presença dos adultos e se divertem com bonecos, casinhas, animais, ferramentas, jogos de montagem, brinquedos de madeira, fantoches, carros, castelos, navios piratas, fantasias, adereços, espelho para se ver por inteiro, cubos e jogos como dominó, dama, memória, quebra-cabeça (mais elaborado), pega-varetas, entre outros.